Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Inspiração

Em jeito de inspiração e com os desejos de uma boa Páscoa a todos os que por aqui passam.

Para atenuar a depressão dos dias cinzentos ...

... nada melhor que um doce. São Pedro tem andado de mau humor, muito mau humor pois não pára de chover. Assim, e para ver se ele se alegra deixo como sugestão de sobremesa um gelado, rápido e fácil de fazer. Pode ser que o fresco do gelado traga dias mais soalheiros. E como estamos perto da Páscoa e precisamos das gemas para o arroz doce e a aletria, esta é também uma boa sugestão para gastar as claras que sobram. E assim se poupa no reino de Portugal.

Gelado de leite condensado


Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado cozido (uso Nestlé)
  • 2 pacotes de natas para bater
  • 5 claras
Preparação

Bater as claras em castelo bem firme e reservar.
Num outro recipiente, bater as natas até ficarem bem firmes. Misturar com uma vara de arames o leite condensado nas natas. 
Por fim envolver muito suavemente as natas na mistura anterior.
Colocar num recipiente para ir ao congelador de preferência de um dia para o outro.
Como decoração, sugiro bolacha ralada ou outro topping a gosto.

A ver se é desta

Pedro Passos Coelho (PPC) admite demissão se o orçamento para 2013 for chumbado pelo tribunal de contas (TC).
Que o PPC não é de cumprir promessas, isso já os portugueses sabem e sofrem na pele. Mas como a esperança é a última a morrer, e como portuguesa que sou maior é a minha esperança, vamos lá ler se ele cumpre desta vez, isso é que era. Ai era, era!

O Chapéu do herói

Na busca incessante de ideias para a festa de aniversário de tema "Robin Hood" encontrei uma que vai deixar o aniversariante feliz da vida e também os convidados pois também se pode usar como oferta de agradecimento aos convivas, o chapéu do Robin dos Bosques. Para tornar a lembrança menos dispendiosa pode fazer-se em papel em vez de tecido, mas isso fica ao critério de cada um. Como todos sabemos, o famoso chapéu é uma das imagens de marca do justiceiro do arco.
Aqui fica uma ajuda visual de como fazer o chapéu. Lamento a fraca qualidade do desenho mas foi o que consegui fazer!

Chapéu do Robin dos Bosques

Material

  • Tecido ou papel na cor verde
  • Linha ou cola
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Pena para decorar
Como fazer

quarta-feira, 27 de março de 2013

Mais de mil

Escrevi o primeiro post a 21 de Novembro de 2012 e hoje este humilde blogue ultrapassou a fasquia do milhar. Nenhum dos meus amigos faz ideia que isto existe, resolvi ver até onde uma simples página na net sem tema definido poderia chamar a atenção de alguém. E não é que chamou! Nunca pensei que fosse tão gratificante escrever um blogue. Adoro cada bocadinho, agora olho para tudo com olhos de bloguer, isto vou partilhar, aquilo vou comentar, e mesmo sendo quando e como me apetecer, e sobretudo quando puder, porque apetece-me sempre, há sempre mais qualquer coisa para partilhar com todos os que se dão ao trabalho de passar por cá. E não é que já há alguns fiéis seguidores! Agora é sempre em crescendo, ou não! Mas isso honestamente não é o mais importante, gosto do que faço aqui e isso sim é importante. E enquanto isso acontecer vou andar por cá.

O convite

A primeira coisa que eu faço para as festas de aniversário da criançada são os convites, que se querem , naturalmente, alusivos ao tema. Este ano resolvi fazer tudo em casa, costumo levar à loja das fotocópias para tirar cópias a cores, mas desta vez foi diferente.
Comprei as folhas de papel na papelaria e fiz a impressão a preto e branco, mais económico, o corte e colagem em casa. Foi um instante e ficaram bem giros.
Olhem só que giros!
Tema: Robin Hood

O texto dos convites é o seguinte:

Ovos

Por muito que não queiramos acabamos sempre envolvidas no espírito da Páscoa e afins. Até nem costumo decorar a casa na Páscoa  tirando as amêndoas que coloco na bomboneira. Mas ao surfar na net encontrei umas ideias giras e fáceis de fazer. Como eu sou umas mãos largas e gosto de partilhar aqui ficam algumas ideias. 



Alguns tutoriais para ajudar aqui, e outro aqui, mais um aqui e finalmente aqui.
Li não me lembro onde que podemos usar ovos cozidos para entradas e coloridos. Fácil, rápido e comestível.

Entrada de Páscoa

Ingredientes
  • Ovos
  • Atum
  • Maionese
  • Corante alimentar de várias cores
Preparação

Cozer os ovos, cortar na longitudinal e retirar a gema, que devemos reservar.
Coloca-se corante alimentar a gosto num recipiente com água e mergulham-se as metades dos ovos.  Recheiam-se os ovos com uma mistura de atum, gema cozida e maionese. Et voilá, prontinho!

terça-feira, 26 de março de 2013

Abertura oficial

O mês de Abril, anuncia o começo oficial dos aniversários cá em casa. Este ano ainda tenho a primeira comunhão do meu pequeno príncipe que é logo no início de Maio. Ou seja, os preparativos já começaram pois a lista é longa e ainda há muito para fazer.
O tema da festa de aniversário é Robin Hood e assim começa a loucura dos preparativos. Na "intermet" não há assim tantos exemplos de festas de aniversário com este tema, assim esta mãe teve que puxar pelo neurónio e tirar dele algumas ideias, a muito custo digo-vos eu! Desde os convites, ao bolo que também vou fazer até às actividades a realizar está a ser uma estafa. Mas estou a ir por partes para não baralhar.

Mais uma fornada

Normalmente quase todos os miúdos gostam de bolachas e biscoitos, os meus não são excepção. E apesar de comprar bolachas no supermercado, gosto de fazê-las eu. Provavelmente é mais uma das minhas paranóias, mas eu acho que é mais saudável e pronto, faço biscoitos e similares amiúde. As bolachas de gengibre e limão já tinham desaparecido há muito e o frasco, vazio, já tinha sido alvo de várias incursões, inglórias para tristeza da pequenada. Vai daí, desta vez fiz uma receita que dá dois tabuleiros de biscoitos, o suficiente para os manter entretidos durante uma semana ou mais. São rápidos, fáceis e saborosos, como se quer. Eu não me entendo com o tal do dispara biscoitos e em vez disso, fiz um rolo que enrolei em película aderente e coloquei no frigorífico meia hora. Depois é só usar uma faca para cortar as bolachinhas, assim:


Biscoitos de baunilha e coco



Ingredientes
  • 400g de farinha
  • 4 c. sopa farimha custard
  • 200g de margarina amolecida
  • 200g de açúcar
  • 100g coco ralado
  • 2 ovos
  • 1 c. chá fermento em pó
Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Bater o açúcar, os ovos e a manteiga até obter um creme homogéneo.
Juntar as farinhas com o fermento e mexer bem.
Juntar o coco e homogeneizar.
Fazer um rolinho e colocar no dispara biscoitos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dúvida

Estava a ler o i quando me deparei com este cabeçalho "Estado perdeu 50% dos organismos em sete anos". Será que a despesa foi reduzida em igual proporção?

Pequenas bombas gulosas

Este fim de semana "caíram" cá em casa mais alguns miúdos para o lanche, por isso resolvi fazer uns muffins de chocolate para acalmar as hostes a meio de uma tarde de brincadeira. Estes muffins são uma verdadeira bomba de chocolate, os miúdos adoraram, e ainda bem que eu tirei uma foto antes de os chamar para o lanche, caso contrário apenas iria conseguir fotografar migalhas.

Muffins dois chocolates

Ingredientes
  •  1/4 chávena de farinha
  • 1/4 chávena de cacau em pó (usei chocolate em pó, o cacau dá um sabor mais amargo)
  • 2 c. chá fermento em pó (usei apenas 1)
  • 1/2 chávena de açúcar mascavado
  • 100g manteiga amolecida (de preferência sem sal, mas pode usar-se margarina)
  • 2 ovos
  • 1/2 chávena de leite
  • 1 chávena de raspas de chocolate
Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Colocar formas de papel frisado em 12 formas de queque.
Peneirar a farinha, o chocolate e o fermento para uma tigela.
Misturar o açúcar mascavado.
Bater os ovos com o leite até estarem ligados.
Misturar os ingredientes líquidos nos secos, adicionar as raspas de chocolate apenas até obter uma mistura homogénea.
Encher as formas com 3/4 da sua capacidade e levar ao forno 20 minutos ou até estarem cozidos.
Servir quentes.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Tecidos aos molhos

Adoro trabalhar com tecidos, gosto simplesmente, é assim. Na minha primeira incursão nas caixas de madeira para chá, já lá vai um bom par de anos, como não sabia pintar, resolvi colar tecido. Eu cá não sou miúda de RTFM*, normalmente passo a parte teórica e meto mãos à obra. Pois bem, o resultado obtido foi  satisfatório, não está mal. Se calhar se eu tivesse ido ver uns vídeos no you tube, não teria tantos, vamos chamar-lhes, lapsos, mas até que ficou gira, e sabem que mais, cumpre a função a que se destina na perfeição.

Forrada com tecido

O tecido é lindo, e existe também na cor vermelha com a qual também já forrei umas caixas para oferecer.
Aqui ficam alguns padrões destes tecidos para patchwork. Podem ser usados num sem número de coisas, é só dar largas à imaginação.


* RTFM: Read the Fucking Manual

quinta-feira, 21 de março de 2013

É oficial

Hoje, 21 de Março começa a Primavera. Não ontem, nem amanhã, hoje.
Bem vinda Primavera.
O meu jardim e eu há já muito que a andávamos a chamar. 
O meu jardim tem-se esforçado tanto que até se vestiu a rigor para a receber. O perfume que o envolve é inebriante. Até os pinheiros das redondezas a chamavam há alguns dias com o seu pólen amarelo.


Eu estou à espera dos dias soalheiros e mais amenos.

Assino em baixo

« Venha a nós o vosso reino

Ontem, a exposição à vergonha daquela parcela de deputados do nosso Parlamento que não tem servido para mais nada senão para ajoelhar-se diante da Alemanha e da troika. Hoje, a exposição à mesma vergonha de uma instituição que prescreve a mesma posição para a salvação das almas mas que tem feito muito menos do que está ao seu alcance para transformar em actos uma ajuda que vai ostentando sobretudo em palavras: a ICAR. O líder da poderosa Igreja ortodoxa de Chipre, arcebispo Chrysostomos II, ofereceu-se esta quarta-feira para ajudar a retirar o país da crise financeira colocando os bens da Igreja à disposição do Governo do seu país. Tal como a Igreja Católica em Portugal, a Igreja Ortodoxa cipriota é a maior proprietária imobiliária do país. A Igreja Católica Portuguesa, que está completamente isenta de impostos, poderia perfeitamente oferecer-se para, ao menos,  pagar impostos como todas as pessoas e todas as empresas cujo património e receitas são muito inferiores aos seus, aliviando-as do fardo de terem que pagar a parcela que um anacronismo legislativo num Estado laico a isenta de pagar. Fica a sugestão, da autoria de uma congénere sua, que mostra como se faz. »

quarta-feira, 20 de março de 2013

Quem manda no Chipre não é a troika

Os deputados desse pequeno país que é o Chipre mostraram ao mundo quem manda ao votar contra o imposto sobre os depósitos bancários imposto pela troika. Assim sim, sim, políticos com princípios e vertebrados contrariamente ao que temos por cá.

« (...) Quem sistematicamente se ajoelha diante da Alemanha e dos senhores da troika não o faz pela reduzida dimensão do país. Comprovadamente, ou o fazem por falta de coluna vertebral, ou então, e não é nada melhor, por servirem outros interesses que não os do povo que representam.
(...) Pode ser que um dia todos sejam como no Chipre. Está nas mãos dos portugueses aprenderem a escolher melhor os seus representantes. No dia em que o fizerem, Poderemos finalmente ser donos dos nossos destinos.»
Texto na integra aqui

Miminho a meio da semana

Em alternativa aos queques, bolos de arroz e afins da pastelaria, aqui fica uma receita rápida da Leonor de queques ou muffins conforme lhes queiram chamar. 
Podem ser decorados com chantilly, creme de queijo ou chocolate, até pasta de açúcar ou confetis para um dia de festa. Os miúdos adoram, cá por casa são um sucesso mesmo sem coberturas e afins.

Queques rápidos de iogurte


Ingredientes
  • 200g farinha T55
  • 7g fermento em pó
  • 150g açúcar
  • 125g iogurte natural
  • 100 g manteiga (usei sem sal)
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 1c chá essência de baunilha
Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Distribuir 12 formas de papel frisado nas formas de queque.
Peneirar a farinha com o fermento e juntar-lhes o açúcar misturando bem.
Noutra taça bater o ovo, a gema, a manteiga, o iogurte e a baunilha até obter uma mistura homogénea.
Juntar os ingredientes secos aos húmidos rapidamente sem bater demasiado.
Distribuir a massa pelas formas. Encher apenas 2/3 da forma.
Cozer 20 minutos ou até que o palito saia seco.
Deixe arrefecer um pouco dentro da forma antes de colocar numa grade de pastelaria.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Apetecia-me algo

Domingo de manhã, mãe e dois pimpolhos sozinhos em casa. Ainda fomos passear a mascote da casa, tinha que ser, ele não deixa por menos, mas estava a chuviscar e a convidar para ronha, sofá, brincadeiras e ... algum tempo na cozinha a preparar uma coisa doce. Tinha visto no blog da Leonor a receita de Bolachas de Gengibre e limão. Dei uma espreitadela à fruteira e lá estava ela a última raiz de gengibre. E pronto foi assim que tudo começou e o resultado divino, textura extraordinária já para não falar do limão e do gengibre que lhes deram aquele sabor. Hoje já não restam muitas e quando eles chegarem a casa logo, vão certamente desaparecer. Se conseguirem podem sempre guardá-las num frasco depois de bem frias. 

Bolachas de gengibre e limão


Ingredientes
  • 120g farinha de trigo T55
  • 4g fermento
  • uma poitada de sal
  • 65g de açúcar
  • Raspa de 1/2 limão
  • 1 c. chá de gengibre fresco ralado
  • 80g manteiga amolecida (Usei manteiga sem sal)
  • 1 clara
Preparação

Numa taça misturar os ingredientes secos, o limão e o gengibre.
Adicionar a manteiga aos ingredientes secos, usando a ponta dos dedos, até que se forme uma massa granulosa.
Juntar a clara e bater apenas até ligar todos os ingredientes.
Formar um rolo de massa com 2.5cm de diâmetro, envolver em película aderente e refrigerar 30 minutos.
Pré-aquecer o frono a 180ºC.
Preparar um tabuleiro de forno e forrar com papel vegetal
Retirar a massa do frigorífico e cortar em fatias com cerca de 0.5cm de espessura.
Colocar no tabuleiro espaçadas 3 cm entre si.
Cozer 5 a 7 minutos ou até estarem ligeiramente douradas.
Retirar do forno e deixar as bolachas arrefecer sobre uma grade de pastelaria.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Partilhando

Hoje vi uma andorinha, a primeira do ano, pelo menos para mim. Onde andas Primavera? As andorinhas estão a chegar.

O Presidentezinho

Chavez não pôde ser embalsamado uma vez que o processo deveria ter sido iniciado logo após a sua morte. Felizmente os portugueses podem ficar descansados que o presidente da República, para evitar problemas, iniciou o processo ainda em vida, mais exactamente no dia em que Pedro Passos Coelho tomou posse.
Crê-se no entanto que este processo é apenas temporário e a partir de 2016 o pobre reformado terá que voltar às lides políticas para ganhar uns cobres a fim de complementar a mui parca reforma. 
Cavaco já é considerado "o primeiro Presidente da República clandestino da História de Portugal". Mais uma vez Ricardo Araújo Pereira no seu melhor.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Credibilidade

Ao ler um artigo publicado pelo Daniel Oliveira, há um trecho com que concordo a 100%. Não partilho quando fala apenas na esquerda, eu acho que qualquer partido ou cidadão que apresente as ditas propostas credíveis tem o apoio dos Portugueses. Não me parece que esteja a pedir muito.

« (...)
propostas credíveis para combater a crise e a austeridade. Tenho apresentado aqui alguns dos pontos que me parecem essenciais num programa de esquerda - defesa intransigente do Estado Social, defesa dos direitos laborais, defesa de uma política económica europeia expansionista que contrarie a crise e a austeridade que a alimenta, criação de instrumentos de mutualização europeia da dívida, renegociações profundas das dívidas soberanas e inversão completa do sentido dos memorandos assinados. 

(...) » Aqui na integra.

Impostos de rico, impostos de pobre

Não pude deixar de partilhar. Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. E assim se vive neste nosso país. Cliquem aqui e verão o que quero dizer! 

Fazer sorrir


Ter a oportunidade de colocar um sorriso no rosto de alguém é algo imperdível, especialmente se esse rosto for o de uma criança.
Por esta razão partilho com todos esta campanha da Berlinda.
Não é assim tão caro enviar uma carta para a Alemanha e pensem que vai fazer uma criança feliz. Conseguem imaginar o que é estar longe da mãe meses e ainda por cima num hospital? Vá lá enviem um pouco de alegria dentro de um pequeno envelope. Vai valer a pena.

UM POSTAL, UM SORRISO

ESCREVA UM POSTAL DE PARABÉNS – E OFEREÇA A UMA CRIANÇA UM SORRISO NO SEU ANIVERSÁRIO!
Um gesto pode fazer a diferença… Escreva um postal de aniversário a uma criança angolana hospitalizada em Berlim – e ofereça-lhe um sorriso!
Ao longo de mais de 15 semanas a Berlinda Ação Social no âmbito da CAMPANHA TEMPO E LIVROS tem feito visitas continuadas e ininterruptas a crianças de língua portuguesa hospitalizadas em Berlim. Uma delas – o Cristóvão – vai fazer 12 anos no dia 1 de Abril, e vai passá-los no hospital.
No dia do seu aniversário, queremos inundá-lo de cartões e postais de parabéns, votos de boas melhoras e incentivos pela sua coragem – ajude-nos a dar-lhe muitos sorrisos no seu primeiro aniversário longe da família!
Postal Cristóvão © Berlinda
O Cristóvão é angolano e está internado num hospital em Berlim há já vários meses. Sabe ler e escrever, é uma criança muito inteligente e atenta. Quando abre o seu sorriso, os corações dos voluntários iluminam-se com o exemplo de paciência e coragem dado por esta criança afastada por tanto tempo dos pais e da família.
No âmbito do Programa “TEMPO E LIVROS” da Berlinda Ação Social, o magazine Berlinda lança agora um apelo à comunidade de língua portuguesa em Berlim, na Alemanha e no mundo, para que cada um escreva um postal de parabéns ao Cristóvão. Queremos que ele saiba que NÃO está sozinho, e que se possa alegrar com a força de uma comunidade que o apoia – mesmo sem nunca o ter visto.
ESCREVA UM POSTAL DE PARABÉNS AO CRISTÓVÃO – E OFEREÇA-LHE UM SORRISO NO SEU ANIVERSÁRIO!
ENVIE-NOS UM POSTAL! Escrito em português, com votos de parabéns, boas melhoras, uma mensagem pessoal, um desenho, etc.
Também nos pode enviar um pequeno texto, uma carta, um desenho, uma fotografia, uma colagem… não há limites para a imaginação!
Ajude-nos a tornar o aniversário do Cristóvão num dia inesquecível!
Divulgue esta ideia – na sua família, entre os seus amigos, na escola, no emprego…
A BERLINDA AÇÃO SOCIAL – E O CRISTÓVÃO – AGRADECEM!
Endereço para envio dos postais/cartas:
BERLINDA.ORG
Berliner Allee 132
13088 Berlin
Deutschland
Nota: Os postais serão entregues pessoalmente no dia 1 de abril por toda a equipa dos voluntários da BERLINDA AÇÃO SOCIAL. Os postais devem portanto chegar à nossa redação até 6ª feira, dia 29 de março. Envie-nos as suas contribuições com tempo – todos agradecemos!

terça-feira, 12 de março de 2013

Tutu

As mamãs de princesas sabem que elas adoram tudo o que seja saias vaporosas em particular as de bailarina. A minha princesa andava a moer-me a paciência porque queria uma saia de ballet, quando ela nem sequer pratica. Fui ver os preços e minha nossa bué de caras, aqueles tutus farfalhudos são a modos que um tudo ou nada dispendiosos.
Pesquisei e sem saber como fui ter a um site, que agora não me lembro qual, onde descobri que poderia fazer um sem pegar numa agulha. Música para os meus ouvidos.
Tinha tule pérola lá em casa e comprei mais um pouco desta feita rosa para acrescentar.
Perguntais vós, Então como é que isso se faz?
Fácil fácil.
Eu sou tão extraordinária, modéstia is my middle name, que vou partilhar!

Tutu



Material
  • Tule (uma ou duas cores, usei duas)
  • Cartão
  • Elástico largo
  • Tesoura
Confecção

Medir a altura que queremos de saia, por exemplo, do joelho à cintura. Multiplicar o valor obtido por dois. Fazer um molde de cartão com 4 cm de largura e a altura pretendida.
Cortar tiras de tule usando o molde.
Medir a largura da cintura da princesa e acrescentar mais cinco centímetros.
Cortar o elástico com a medida pretendida.
Dobrar cada uma das tiras de tule ao meio.
Colocar o elástico sobre a tira dobrada ao meio. Passar as pontas (a) e (b) pelo centro da tira, (c ), e dar um nó. 
Fazer este procedimento para as restantes tiras e até se estar satisfeito com o resultado. Et voilá, saia pronta.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Uma história de amor

Fiquei com um sorriso nos lábios quando li que a princesa secreta da Suécia, Lilian tinha falecido. Para mim era sem dúvida secreta pois não fazia ideia da sua existência, mas eu também não ligo nada a estas coisas da realeza e jet set. Adiante. Dizia eu que fiquei com um sorriso nos lábios por saber que esta senhora foi amante do Príncipe Bertil,  tio do actual Rei durante 33 anos pois não podiam casar segundo as leis vigentes na altura. Feliz ou infelizmente o avô do actual rei consegui reinar até o neto poder sucedê-lo e o tio, príncipe regente, manteve-se na sombra. Quando o actual rei casou com uma plebeia o seu tio, com autorização do próprio rei também o fez e com o amor da sua vida, nessa altura com a bela idade de 65 e 61 anos respectivamente. E finalmente Lilian foi princesa.

sexta-feira, 8 de março de 2013

E que tal peixe para o jantar?

Para aqueles que dizem que peixe não é a minha praia, não gosto muito e ainda é muito caro chegou o site perfeito com receitas maneiras e a um preço de amigo. Estava fartinha de ouvir a publicidade na rádio à fileira do pescado mas ainda não tinha tido a oportunidade de confirmar e realmente gostei. Eu sou fã de peixe, aliás cá por casa come-se bastante sobretudo no verão, grelhado na brasa, mas faltavam as alternativas fáceis, rápidas e económicas. Mas este site tem tudo isso. Vale a pena. Quem sabe não se inspiram para o fim de semana!

8 de Março

Dia da mulher. Sim, sim, são todos os dias, mas este quer-se especial como o dia do nosso aniversário ou o dia da mãe para as mães. Quer-se um dia de mimo e coisas assim, nos outros dias também mas este é o nosso dia. Este é o meu dia. 
Não será muito diferente dos outros, vou fazer o que faço nos outros dias, vou buscar os miúdos e faço o jantar. Mas hoje será um jantar caprichado pois é um dia especial talvez com direito a sobremesa doce e tudo. Resta saber se vou ter tempo para tudo. Se não tiver não faz mal, será sempre especial desde que estejamos todos juntos.

Para todas sem excepção ofereço as minhas flores preferidas


Feliz dia da mulher

quinta-feira, 7 de março de 2013

Lenços dos namorados

Não fui eu que fiz, mas gostava.
Finalmente consegui os desenhos dos lenços dos namorados que tanto almejava, agora que os tenho acho que não os vou fazer. Só em linhas fica dispendioso tendo em conta que não me parece que vá continuar. Quem sabe um dia. Partilho o meu favorito. Lá lindo é.

Uns bolinhos inusitados

Quando me deram a receita, torci o nariz, pareceu-me estranho.
Mas não descartei a hipótese de experimentar. Até hoje a oportunidade ainda não tinha surgido, devo dizer que fiquei satisfeita com o resultado. Os miúdos adoraram. Eu ainda prefiro umas bolachas de manteiga, mas estes pelo menos têm a vantagem de serem light.

Biscoitos de batata

Ingredientes
  • 500g batata cozida
  • 500g açúcar
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • Canela a gosto
  • 500g farinha
  • 3 ovos
Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Misturar os ingredientes pela ordem indicada até obter uma massa homogénea.
Moldar bolinhas com as mão enfarinhadas e colocar no tabuleiro. Eu usei uma colher e coloquei montinhos de massa sobre o papel.
Lavar ao forno até dourar ligeiramente. Não deixar muito tempo para não ficarem duros.
Deixa-se arrefecer e podem guardar-se num frasco hermético ou numa lata.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Agora percebo

Odiado por uns amado por muitos, Hugo Chavez é uma figura incontornável da história da Venezuela e da América latina. Sobreviveu a um golpe de estado perpetrado pelos Estados Unidos com a ajuda do povo. Populista, fala barato, sem papas na língua, assim era o Chavez que me foi dado a conhecer. Sinceramente pensava que ele fazia mais mal do que bem. O que eu não sabia é que ele reduziu drasticamente o número de venezuelanos que viviam abaixo do limiar da pobreza. Aproveitou o principal recurso natural do país, o petróleo, para conseguir financiamento das suas políticas sociais. Se o fez da melhor maneira, não sei dizer, percebo pouco de economia e finanças. O que posso dizer é que o povo o venera e agora percebo porquê.

Imortalidade

Hugo Chavez foi-se. 
A vida tem destas coisas.

Indignados?

Indignada fico eu com a cara de pau de algumas pessoas. Movimento dos reformados indignados?! Reformados, muitos com reformas mensais superiores ao IRS anual da grande maioria dos portugueses, indignados? Ora vão para a #$%&" que os ?»=&%$, morrer longe. Ele há gente com um descaramento. Se têm reformas elevadas é porque tiveram salários elevados. Amiguinhos, tivessem poupado. Não admira que a segurança social esteja no vermelho, a pagar reformas destas! Quantas reformas equivalentes ao salário mínimo dariam estas reformas milionárias para pagar? Sim, quantos idosos sobrevivem com 200€ por mês. Arre égua tamanho é o descaramento e a falta de respeito. Eu colocava um tecto máximo nas reformas de 2000€ e já estou a ser generosa. Querem mais? Poupem. Por causa deste e de outros desgovernos eu não vou ter direito a reforma, porque já não vai haver carcanhol. Ando eu a descontar balúrdios para dar de comer a estes chupistas, gatunos, vigaristas. Tenho dito.

terça-feira, 5 de março de 2013

Não me apetece ... nada

Hoje estou cansada, melhor dizendo morta de cansada que estou. O meu corpo diz que é sexta feira e a porcaria do calendário teima em dizer que é terça. Não há quem aguente isto.
Bom bom era esta minha pessoa estar quem sabe deitadinha numa espreguiçadeira à beira mar a ouvir o murmurar das ondas e já agora debaixo do guarda sol para não queimar, eu cá sou mui sensível, com uns belos 25ºC. Isso sim!





A  mim parece-me bem.
O Gaspar ainda não tributa os sonhos, por isso toca a sonhar alto.
Só nós dois esterlicados naquela rede. Parece tão bom ...


Até me estou a ver.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Para matar o ratinho comilão que há em nós

Ontem estava com vontade de uma coisa doce, uma guloseima para o lanche. Vai daí resolvi fazer um bolo rápido com maçã que ficou óptimo. Tão bom que quase nem tinha tempo de o fotografar para a posteridade! Esta foi a fotografia possível.

Bolo de maçã

Ingredientes
  • 6 ovos
  • 270g de açúcar
  • 200g de farinha
  • 1c. sobremesa fermento em pó
  • 100ml de buttermulk
  • 1 c. chá essência de Baunilha
  • 3 maçãs cortadas em fatias
  • Açúcar amarelo, q.b. 
  • Canela em pó
Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar a forma e polvilhar com açúcar amarelo. 
Colocar as maçãs no fundo da form e reservar.
Separar as claras das gemas.
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo
Adicionar a farinha peneirada com o fermento e a essência de baunilha alternando com o buttermilk.
No fim envolver as claras em castelo e deitar a massa sobre as maçãs.
Vai ao forno 30 a 40 minutos ou até o palito sair seco.
Arrefecer sobre uma grade de pasteleiro.
Antes de servir polvilhar com canela ou em alternativa com uma mistura de açúcar em pó e canela.

Uma caixa especial

Queria colocar as coisas do Baptizado da minha princesa numa caixa especial. Mas o problema que se punha é que as caixas são mais do mesmo, todas com motivos semelhantes e muito alusivas ao baptismo. Eu, esquesitinha que é obra, comprei a caixa que gostei e levei-a para as minhas aulas de pintura. So far so good. O problema é que nem motivo de concha ou afins poderiam constar da dita. Queria algo simples, mimoso e em tons rosa, era para a minha princesa! A Ceú como sempre teve uma ideia fabulosa, quem sabe sabe. Desenhou um laço enorme para que eu pudesse pintar e este foi o resultado.
Está linda, na minha mui modesta opinião. Eu gostei.



Assim que possível coloco uma foto com o "equipamento" incluído na caixa.

sexta-feira, 1 de março de 2013

«Quem mais ordena»

Mais uma crónica de Daniel Oliveira que vale a pena ler. Deixo dois parágrafos que me parecem pertinentes. 

« (...)
Mas se a revolta dos cidadãos não entrar pelo porta acabará por arrombar as janelas. As "grândolas vilas morenas", entendidas como uma forma de protesto pacífica da sociedade civil, são a forma civilizada que resta aos cidadãos para desbloquear a nossa situação política. Se ficarem à espera que os partidos políticos resolvam por si os seus impasses internos nada acontecerá. Apenas correrão o risco de se moverem quando a pressão popular a isso os obrigar.

Amanhã, como aconteceu a 15 de Setembro, uma parte não negligenciável do País voltará à rua. Pela dignidade de um povo em desespero. Mas também em defesa da democracia. Como disse a vice-presidente da Comissão Europeia, feliz o País que protesta cantando. Mas ser pacífico não é ser passivo. Se os portugueses permitirem esta confusão ouvirão de novo um representante da troika dizer que são um "povo bom". Ou seja, aquele a quem tudo se pode fazer sem o risco de qualquer reacção  E a Grândola, assim como a revolução que ela sinalizou, é um excelente hino a este espírito de revolta cívica.»

Texto completo, aqui

Para ficar com os olhos bonitos

Quando eu era pequenina mãe querida dizia que as cenouras tinham que se comer pois punham os olhos bonitos. Mesmo que não pusessem teriam que ser comidas na mesma.
Ainda hoje detesto cenouras cozidas mas adoro cruas, e isso é sem dúvida hereditário que os meus rebentos sofrem do mesmo problema.
Já que todas queremos os olhos bonitos, porque não um belo bolo de cenoura, legumes estão a ver!, com uma bela cobertura do adorado chocolate. Ele há ingredientes que combinam com quase tudo e o chocolate é sem dúvida um deles.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes

Bolo:
  • 125g (aproximadamente 1 e 1/2) de cenoura descascada e picada
  • 130g de farinha de trigo
  • 160g de açúcar
  • 2 ovos
  • 100ml de óleo de girassol
  • 1/2 c. sopa de fermento em pó
  • uma pitada de sal bem pequena
Cobertura:
  • 2 c. sopa de chocolate em pó
  • 5 c. sopa açúcar
  • 1 c. sopa de manteiga
  • 1/2 chávena de leite
Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e enfarinhar uma forma redonda de 23cm.
Peneirar a farinha e o fermento.
Bater todos os ingredientes com a batedeira (não bater muito, só até a cenoura ficar envolvida).
Vai ao forno 40 minutos ou até o palito sair limpo.

Para a calda, colocar todos os ingredientes numa panela, e levar ao lume médio até engrossar.
Verter sobre o bolo a calda ainda quente.

Economia doméstica à distância de um clic

Na hora da refeição a minha pessoa é esquisita no que toca a alimentar a família. Sejam os meus amores pequeninos seja o meu animal de estimação tento sempre que seja de qualidade. Sim o meu animal de estimação faz parte da família, eu cá sou assim. O meu animal só come um tipo de ração, após muitas experiências conseguimos encontrar uma de que ele não se fartou, Eukanuba. Ora é uma ração dispendiosa em particular porque temos um cão de 40Kg que come duas medidas por dia, um saco de 15Kg dura um mês e meio mais coisa menos coisa. 
Há coisa de dois ou três anos descobri um site que vende para Portugal e até entrega em casa a ração do costume mas 25% mais barata. Et mes amis, dinheiro é dinheiro, e eu até sou apologista de comprar nacional e faço-o, mas a ração não é made in Portugal por isso, quanto mais barata melhor. 
E perguntais vós que sítio é esse? Pois bem, eu partilho com todo o prazer. De mim para vós basta clicar em Tienda Animal, para desfrutar de um sem número de descontos. Não ganho nada com isto é apenas porque gosto de partilhar.