Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Frutos vermelhos


Adoro morangos, mirtilos, bagas em geral, assim como assim adoro frutos vermelhos. Gosto tanto que resolvi fazer um quadro com estes frutos deliciosos para a minha cozinha, este demorou a fazer. Não que seja um quadro difícil mas a tinta acrílica e o calor não combinam. Mas devo dizer que gostei do resultado final, valeu a pena. Agora só tenho que esperar que marido volte da viagem e se predisponha a colocar o dito na parede que lhe destinei. 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Deliciosamente assustador


E cá por casa continuamos a decoração para o dia das bruxas. Quase todos os anos compro alguma coisa para acrescentar à decoração, este ano foram as aranhas e mais teia que trouxe da terra do tio Sam. O Lidl costuma ter coisas bem em conta e algumas lojas dos 300 também entram um pouco no espírito. 
Estas abóboras são de barro, já adquiridas no ano passado na loja dos 300 da D. Paula, e a vantagem é que não se estragam nem atraem mosquitagem. Costumava pôr-lhes uma vela lá dentro mas entretanto descobri por cá as tea lights com bateria, acho que foi no Jumbo, também as uso estrategicamente no presépio, e substitui a chama por algo bem mais seguro.
A sala fica com umas tonalidades arrepiantes e os pequenos deliram. 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cumprindo uma promessa



Como tinha prometido aqui fica uma fotografia da forma de mini queques que trouxe lá da terra do tio Sam. A forma é da Wilton e deve ser possível comprá-la online.
Já foi testada algumas vezes e sempre com excelentes resultados. Estes mini queques são perfeitos para acompanhar o café e matar o bicho guloso que há em mim. 
Marido e filhos aprovaram os queques de tal forma que a primeira fornada desapareceu em dois dias! Portanto, vi-me obrigada a fazer mais duas fornadas, mas desta vez fiz uns com chocolate e outros com baunilha, a receita já publiquei aqui, e para os de chocolate substituí um pouco de farinha por chocolate em pó, aproximadamente 100g.

Ficaram deliciosos e tão amorosos!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Alunos de primeira e de segunda

Nuno Crato e a Bolsa de Contratação de Escola (BCE)


Já agora dêem uma olhadela ao gráfico em baixo, e se quiserem cliquem no link para ler o artigo completo. Afinal quer-se escola de primeira e de segunda.


São Pedro anda enganado


Quando eu era miúda lembro-me que havia estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno.
O Verão foi o que foi, se no ano passado nas férias em Agosto os dias de praia foram mais que muitos, este ano a coisa foi bem diferente. Dias frescos e noites mais frescas ainda, já para não falar da chuva que também resolveu dar um ar da sua graça. Sim porque eu quer queira quer não tenho sempre que tirar férias em Agosto, contingências laborais por assim dizer.
E agora estamos no Outono, lembro-me que quando eu era miúda, por esta altura já as roupas de verão estavam guardadas e dava-se uso aos casacos de malha, kispos, meia calça, sim eu digo meia calça e não collants, sou uma mulher do norte canudo, a bela da bota e o guarda chuva era companheiro assíduo para não dizer diário. As noites eram frias, já sabiam bem as castanhas assadas ou cozidas com erva doce, ah como eu adoro castanhas assadas na caruma.
O primeiro de Novembro era feriado e costumava-se rumar ao cemitério nesse dia debaixo de chuva.
Tenho saudades dessa rotina das estações que julgava ser imutável mas enganei-me redondamente.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Daqui ao Natal, saltinho de pardal



Do dia das bruxas ao Natal é um pulinho e esta aqui já começou a preparar os presentes de Natal. Pode parecer cedo, mas acreditem não é tendo em conta que o pouco tempo que tenho para despender neste assunto é muito limitado. Este ano resolvi fazer uma espécie de mini cabaz. E acreditem que quando eu digo mini, é mesmo mini. 
Eu passo a explicar. 
A D. Vitória, companheira das aulas de pintura, trouxe-me uma resma de malaguetas. Eu acho-as giras mas dou-lhes pouco ou nenhum uso, não tenho por hábito fazer comida picante, não estamos habituados de todo. E graças a este presente inesperado tive a ideia de presentear aqueles que já têm de tudo mas a quem eu gosto de mimar, sobretudo no Natal.
Posto isto, o que pretendo fazer é decorar as caixas de MDF e enchê-las com guloseimas feitas em casa. 
Os frascos irão servir para doce de abóbora com canela e nozes, caseiríssimo, e as garrafas para azeite aromatizado com o que me der na telha na altura, as malaguetas já cá cantam! E quem sabe se ainda não faço um frasquinho com pickles. E depois disto, ó para mim armada em Pai Natal a distribuir iguarias pela família. Eu sou assim uma pessoa dada a mimar os que amo. 
À medida que ficarem prontos eu coloco umas fotos.
Os artigos das fotos e muitos outros podem ser adquiridos na loja Casa Decoração, a preços bastante acessíveis. A dona da loja, a D. Helena, uma senhora adorável está sempre pronta a ajudar.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Halloween mood


Já aqui tinha dito que voltei das terras do tio Sam em modo halloween.
Sim eu sei que nós por cá não comemoramos, que é muito comercial e sem tradição aqui pelas terras de Camões, mas é contagiante pronto. Posso garantir que andei anos a fazer finca pé que não, que não, nós não comemoramos nada disso que devíamos é fazer o "Pão por Deus", isso sim é tradição lusa. Mas foi impossível resistir aos apelos dos pequenos e olhem sucumbi. Eles ficam tão felizes.
O hall de entrada já entrou no espírito e ele é ver teias e aranhas penduradas. Os miúdos andam loucos. Até já encomendei duas abóboras para que eles as possam decorar a gosto. A princesa já tem a fatiota de bruxa falta arranjar alguma coisa para ele.
O meu pequeno monstro já foi de porta em porta lá na rua para combinar a hora para a "doçura ou travessura", até estão a fazer um cartaz e tudo. 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Princesa pirata - As lembranças

Tratando-se de uma festa de piratas e sabendo que os meninos têm alergia a coisa de miúda, fiz umas coroas de feltro para elas e uma pala de pirata, também em feltro, para eles. Foi uma loucura , elas vaidosas como é habitual, eles a imitar a voz rude de um pirata, uma diversão só.
A Princesa L resolveu querer aprender a usar a agulha e lá deu os pontos na sua coroa. Até que nem ficaram nada mal para primeira vez.


Os moldes para ajudar.


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Lá na terra do tio Sam

Esta semana tem sido difícil e ao mesmo tempo fantástica. 
Difícil porque estou fora de casa, muito longe, lá para a terra do tio Sam. Tenho imensas saudades dos meus amores, de os abraçar, beijar, cheirar, até das birras.
Fantástica porque percebi que realmente sou boa naquilo que faço, e não é pretensão minha nem mania. Quando isto nos é dito por mais do que uma pessoa ficamos com a ideia que até deve ser verdade, afinal eu até tenho jeito para a coisa, sou mais importante do que aquilo que pensava. Tenho-me em boa conta e confio nas minhas capacidades, não sabia é que era assim tão importante. É muito bom saber que o nosso trabalho é apreciado e que as pessoas com quem trabalhamos nos têm em consideração. Felizmente isto não é coisa que mude a minha maneira de ser e estar, mas que é gratificante lá isso é. Faz bem ao ego.
Hoje, resolvi tirar algumas horas para comprar uns miminhos para os meus amores. Também comprei uns para mim não me aguentei quando descobri uma loja com produtos da Wilton em saldo, Não me estiquei muito, mas apeteceu-me. Quando usar a minha forma de mini muffins e os meus cortantes halloween, já para não falar da forma de ossos, não me esqueço de partilhar as fotos.
Os americanos já entraram em modo halloween e há abóboras por todo o lado, casas decoradas com luzes e caveiras e tudo o que se possa imaginar. As decorações são fantásticas, apetecia-me trazer umas quantas mas as mais fixes eram um pouco grandes para pôr na mala, sorte para o meu cartão de crédito!
É realmente difícil não entrar o espírito da coisa. Os fatos são fantásticos, numa variedade incrível, e comparado com o que vejo lá nas redondezas até que nem são muito caros. 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A Princesa pirata - O Bolo

Este ano fui aventureira na escolha do bolo, ou melhor, dos bolos. Atrevo-me a dizer que fui radical. O tema deste ano era a Princesa pirata. Como habitualmente, faço um bolo para a escola e outro para a festa em casa. O bolo da escola pretendia ser uma arca de tesouro, e acho que consegui. Tanto a aniversariante como os amiguinhos adoraram o bolo e mais ainda os pequenos tesouros da arca. Para a arca fiz bolo de iogurte e a camada superior foi bolo bolo de cenoura.
Para a festa de aniversário em casa fiz um bolo de cenoura e um bolo de espinafres. Usei-os sobrepostos recheados e cobertos com chocolate. Para além do efeito, depois de cortada a fatia, ser absolutamente surpreendente o sabor era divinal. Foi um sucesso.
Os bolos não estão perfeitos, um pouco tortos e as decorações não são milimétricas, mas eu também não sou pasteleira e honestamente até que ficaram giros, mas isso é apenas a minha opinião.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

É assim no céu

Estava eu a ler o jornal online quando uma imagem me chamou a atenção. Assim sem mais nem menos chamou por mim com uma voz suave e angelical, e eu assenti ao seu chamamento, que poderia eu fazer.
E ainda bem que fui lá clicar, o título era só por si apelativo, a imagem nem se fala e quando espreitei os ingredientes conclui que não poderia fugir, era inevitável, tinha que experimentar. E céus que coisa maravilhosa, doce, húmido e saboroso, assim era o Toucinho do céu de laranja. Não leva toucinho e é fantástico, os meus pequenos adoraram já o marido achou muito doce, eu vou ser sincera, adorei. E eu até nem gosto muito destas coisas, parece um pastel de amêndoa gigante, mas muito bom, mais húmido. Hei-de experimentar a versão limão para ver como fica.
Sem mais delongas aqui vai a receita. Uma nota muito importante, untar muitíssimo bem a tarteira ou correm o risco de ficar com o dito colado ao fundo, foi o meu caso, por isso a foto é de uma fatia! 


Toucinho do céu de laranja
Ingredientes
  • 500g açúcar
  • água
  • 250g amêndoa ralada
  • 2 ovos inteiros
  • 6 gemas
  • 1 laranja, só a casca
  • 100g farinha
  • manteiga
  • açúcar em pó
Preparação

Ligue o forno a 180ºC.
Ponha ao lume o açúcar com água a cobrir e deixe ferver suavemente 5 minutos. Junte as amêndoas raladas ou picadas. Leve novamente ao lume e quando levantar fervura retire e deixe arrefecer por completo.
Entretanto bata as gemas com os ovos inteiros e a casca de laranja ralada. 
Quando o composto de açúcar e amêndoas estiver frio, acrescente os ovos batidos e leve novamente a lume baixo só para secar um pouco mexendo sempre. Deite a farinha peneirada e envolva bem.
Unte uma tarteira com bastante manteiga e deite o composto.
Leve ao forno cerca de 45 minutos ou até o palito sair seco.
Depois de pronto, desenforme e polvilhe com bastante açúcar em pó.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A Princesa pirata - O convite


A minha princesa completou mais um aninho e este ano queria uma festa de piratas mas com princesas à mistura claro está.
Como ela gosta imenso de ver Jake e os piratas na terra do nunca, e inspirada no tema, resolvi apostar na Wiki, a princesa pirata. Ela adorou a ideia e concordou prontamente. Passado a escolha do tema o que se segue são os convites, que se queriam dentro do tema, fáceis de fazer e acima de tudo, giros que só eles. A cor da princesa Wiki é o roxo e eu optei pelo lilás e roxo.
Usei uns furadores com formas diferentes para personalizar mais um pouco, fiz um chapéu da Wiki que colei no convite e já está. O convite ficou giro, a piquena adorou e ficamos todos felizes. Até que nem foi complicado desta vez.
Para que nada falte, fica aqui o molde do dito chapéu.