Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Teste nº 1

Estou em fase de teste para descobrir qual a melhor combinação para o bolo da primeira comunhão da princesa. Na despensa andava faz tempo uma lata de ananás e outra de leite evaporado quase no fim da validade e eu sem rumo para ambas. 
Estava eu à procura de um bolo para a sobremesa do jantar de São Valentim e deparei-me com uma receita denominada "Do nothing cake" que curiosamente levava ananás e leite evaporado. Perfeito, era mesmo o que eu precisava, um bolo e despachar duas latas quase à beira do aterro!
Algumas considerações que me parecem pertinentes. Temos aqui um bolo muuuiiiito húmido, assim se são daqueles que como eu gostam de algo mais sólido e pudim ou leite creme não é a vossa praia, talvez este não seja o bolo mais indicado, mas deixa-se comer e com café combina na perfeição, o contraste doce amargo é fantástico.
Por falar em doce devo avisar que é doce que se farta, da próxima tenho que reduzir bastante ao açúcar, é uma bomba açucarada e depois da reportagem sobre a obesidade infantil na semana passada pesa na consciência de sobremaneira.
Demora um pouco a cozer, cerca de uma hora, sobretudo se usarem uma forma sem buraco como foi o meu caso.
Outra pequena coisa a ter em atenção, e apesar de não é motivo de preocupação, fica um pouco do ananás e massa agarrados ao fundo da forma mesmo que bem untada e polvilhada com farinha. Sugestão, disponibilizem uma colher aos gulosos que eles tratam do assunto!
Optei por usar amêndoa torrada, não estava com vontade de descascar nozes ou avelãs, e torra-se amêndoa num instante numa sertã.
O júri cá em casa aprovou e adorou. A pequena não gosta de pudim mas adorou este bolo. Não há nada melhor do que testar a receita e esperar pela votação! 
Sem mais delongas aqui fica a receita do bolo e uma foto ainda na forma, não fui a tempo para a foto depois da cobertura. 

Bolo de ananás

Bolo de ananás
Ingredientes

Bolo
  • 2 chávenas de farinha com fermento
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 ovos batidos ligeiramente
  • 1 c. chá baunilha
  • 1 c. chá bicarbonato de sódio
  • Pitada de sal
  • 550g de ananás esmagado com o sumo, usei uma lata das grandes. Piquei o ananás na picadora
Cobertura
  • 1/2 chávena de manteiga, usei sem sal
  • 1 chávena de açúcar
  • 155g de leite evaporado
  • 1 chávena de nozes ou avelãs ou amêndoas, usei amêndoa torrada
  • 1 chávena de coco ralado
Preparação

Bolo
Pré aquecer o forno a 175ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha a forma.
Misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea. Vai ao forno pelo menos 40 minutos, testar com o palito.

Cobertura
Levar ao lume a manteiga, o açúcar e o leite evaporado até ferver.
Cozinhar 5 minutos ou até estar ligeiramente espesso.
Retirar do lume, adicionar o coco e as avelãs. Está pronto a usar.

Montagem
Depois de retirar o bolo do forno, fazer furos com um palito ou pau de espetada. Verter a calda sobre o bolo. Deixar arrefecer antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário