Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Teste nº 1

Estou em fase de teste para descobrir qual a melhor combinação para o bolo da primeira comunhão da princesa. Na despensa andava faz tempo uma lata de ananás e outra de leite evaporado quase no fim da validade e eu sem rumo para ambas. 
Estava eu à procura de um bolo para a sobremesa do jantar de São Valentim e deparei-me com uma receita denominada "Do nothing cake" que curiosamente levava ananás e leite evaporado. Perfeito, era mesmo o que eu precisava, um bolo e despachar duas latas quase à beira do aterro!
Algumas considerações que me parecem pertinentes. Temos aqui um bolo muuuiiiito húmido, assim se são daqueles que como eu gostam de algo mais sólido e pudim ou leite creme não é a vossa praia, talvez este não seja o bolo mais indicado, mas deixa-se comer e com café combina na perfeição, o contraste doce amargo é fantástico.
Por falar em doce devo avisar que é doce que se farta, da próxima tenho que reduzir bastante ao açúcar, é uma bomba açucarada e depois da reportagem sobre a obesidade infantil na semana passada pesa na consciência de sobremaneira.
Demora um pouco a cozer, cerca de uma hora, sobretudo se usarem uma forma sem buraco como foi o meu caso.
Outra pequena coisa a ter em atenção, e apesar de não é motivo de preocupação, fica um pouco do ananás e massa agarrados ao fundo da forma mesmo que bem untada e polvilhada com farinha. Sugestão, disponibilizem uma colher aos gulosos que eles tratam do assunto!
Optei por usar amêndoa torrada, não estava com vontade de descascar nozes ou avelãs, e torra-se amêndoa num instante numa sertã.
O júri cá em casa aprovou e adorou. A pequena não gosta de pudim mas adorou este bolo. Não há nada melhor do que testar a receita e esperar pela votação! 
Sem mais delongas aqui fica a receita do bolo e uma foto ainda na forma, não fui a tempo para a foto depois da cobertura. 

Bolo de ananás

Bolo de ananás
Ingredientes

Bolo
  • 2 chávenas de farinha com fermento
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 ovos batidos ligeiramente
  • 1 c. chá baunilha
  • 1 c. chá bicarbonato de sódio
  • Pitada de sal
  • 550g de ananás esmagado com o sumo, usei uma lata das grandes. Piquei o ananás na picadora
Cobertura
  • 1/2 chávena de manteiga, usei sem sal
  • 1 chávena de açúcar
  • 155g de leite evaporado
  • 1 chávena de nozes ou avelãs ou amêndoas, usei amêndoa torrada
  • 1 chávena de coco ralado
Preparação

Bolo
Pré aquecer o forno a 175ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha a forma.
Misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea. Vai ao forno pelo menos 40 minutos, testar com o palito.

Cobertura
Levar ao lume a manteiga, o açúcar e o leite evaporado até ferver.
Cozinhar 5 minutos ou até estar ligeiramente espesso.
Retirar do lume, adicionar o coco e as avelãs. Está pronto a usar.

Montagem
Depois de retirar o bolo do forno, fazer furos com um palito ou pau de espetada. Verter a calda sobre o bolo. Deixar arrefecer antes de servir.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Reciclagem

Tinha uma caixa em madeira que filho adorado queria porque queria pintar. Começou o trabalho mas nem a meio chegou ficou inacabado, com uma paleta de cores no mínimo radical, esqueci-me de tirar fotos do antes, mas posso enumerar três das cores com que pintou as ripas da tampa, preto, azul e graná. Resolvi reciclar a dita caixa e torná-la um pouco mais agradável à vista, duas cores simples, este azul que adoro e cinza prata. Gostei do resultado final, simples e agradável.


Pintura acrílica em madeira

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Colorindo um dia cinzento

Fim de semana chuvoso, húmido e chato e nada melhor para alegrar um dia cinzento que um bolinho acabadinho de sair do forno. 
Desta vez, optei pelo bolo Inglês, um clássico que sabe sempre bem. Já sei, muitos vão dizer, " ... não gosto de frutas cristalizadas!" Descansem que depois de bem picadas na picadora não as vão ver e conferem a este bolo um sabor extraordinário.
Devo dizer que o bolo alegrou e bem o dia farrusco, fez companhia a um chá e foi o casamento perfeito. Parabéns aos noivos!
A receita para quem quiser experimentar.

Bolo Inglês



Ingredientes
  • 1 chávena de açúcar (3/4 chega)
  • 100g manteiga amolecida
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 3 ovos
  • 2 chávenas de farinha peneirada
  • 150g frutas cristalizadas
Preparação

Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicionar o vinho do Porto e mexer mais um pouco.
Alternar a adição dos ovos e da farinha, batendo entre cada adição.
Por fim, envolver as frutas cristalizadas, previamente picadas e envolvidas com uma colher de farinha.
Vai ao forno pré aquecido a 180ºC, em forma untada e forrada. Ao fim de 40 minutos deve estar cozido mas fazer sempre o teste do palito para confirmar.