Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Crónicas da minha diabetes


Após ter entrado no clube dos diabéticos disse eu que iria fazer pela vida e fiz.

A mudança alimentar foi drástica e acreditem que não foi e ainda não é fácil. Li imenso sobre a diabetes e as suas consequências se não mantiver os níveis de açúcar controlados e bateu forte asseguro.

Passaram dois meses e meio desde que fui obrigada a mudar de vida e a melhor coisa disto tudo é que cinco quilos já foram, voltei a vestir roupa que não vestia há anos e sabe bem.

Consultei uma nutricionista na semana passada e apenas tenho que fazer três correcções ao que tenho feito, aumentar a ingestão de água, que não é fácil, dois litros por dia, céus como me custa, não tarda tenho rãs na barriga, retirar o sal da salada e substituir por ervas aromáticas e reduzir a ingestão de frutos secos, que eram a minha alternativa quando estava com aquela fomeca mas temos pena não vai mais ser possível.

E perguntam vocês que alimentação é essa que leva ao controle dos níveis de açúcar no sangue e ainda por cima leva à perda de peso. Preparem-se que não é de todo fácil mas é possível, não mata asseguro e com o tempo ficámos mais saudáveis.

Os doces foram praticamente banidos da minha ementa. Sim praticamente que às vezes prevarico um bocadinho, festa é festa e eu não matei ninguém. Como sempre o doce após o almoço ou o jantar em pequenas quantidades sempre.

As porções de hidartos de carbono, como o arroz ou a massa é de duas colheres de sopa e no caso da batata, duas pequenas. Se sei que vou comer por exemplo um pouco de bolo à sobremesa reduzo a dose.

Proteinas, carne ou peixe, o equivalente à palma da mão. A carne de preferência branca. Mas como um hamburguer de vaca uma vez por semana, no prato, sem pão e sem molhos e algumas batatas fritas e uma mega salada.

Legumes, aqui meus caros é que está o busilis, muitos e muitos e muitos. Os legumes, sejam cozidos ou em salada ajudam a manter os níveis de açúcar controlados.

Fruta sempre depois da refeição e por agora sem restrições, deve no entanto dar-se prefência à fruta da época e moderar nas quantidades.

Como havia dito, mantenho a minha dose de exercício físico, hidroginástica e caminhadas de 30 minutos diárias. 

Assim que possível partilho algumas das receitas saudáveis que tento fazer, para toda a família, coitadinhos são as minhas cobaias, e que eles até que gostam.

Sem comentários:

Enviar um comentário