Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O dia F chegou


A partir de hoje quero risos e gargalhadas dos meus amores pequenos e grande, sol, mar, areia e calor e um bom livro. Não esquecendo a comidinha da boa e muito descanso. Os horários vão estar em stand by e nos pés apenas quero umas havaianas ou melhor ainda pé descalço.
Vou de férias mas volto lá para Setembro. Até lá boas férias ou bom trabalho consoante se aplique.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Não há amor como o primeiro

Óleo sobre tela
Tenho um pai muito difícil de agradar no que a quadros diz respeito. Mas eu, teimosa que sou, meti na cabeça que havia de fazer-lhe algo. Um quadro que ele gostasse mesmo. De todos os que fiz até hoje ele não ficou entusiasmado com nenhum.
Até há bem pouco tempo apenas me atrevia a pintar em acrílico, por receio e sobretudo por inexperiência. Mas pelo meu pai amado faço qualquer coisa e desta vez testei os meus limites artísticos e comecei a pintar a óleo. Simplesmente adorei. Apesar de ser um trabalho mais moroso, a tinta a óleo custa muito mais a secar, adorei a forma como é possível fundir as cores, o deslizar do pincel, até o cheiro da tinta. O resultado superou todas e quaisquer expectativas que pudesse ter, encheu-me as medidas, tanto que quero pintar um quadro maior. Acho-o simplesmente fantástico.
Agora só tenho que esperar que seque para o mandar emoldurar. O óleo demora que se farta a secar!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ovos

Ovos, pintura em acrílico
Post um pouco fora de época, a Páscoa já lá vai. Mas só agora terminei a trilogia dos ovos. Foi quando deu! Esta introdução para dizer que este ano resolvi presentear filha, sobrinha e afilhada com uns ovos de Páscoa pintados por mim. A minha princesa queria algo inspirado no ballet que ela tanto gosta e as outras duas tiveram que se contentar com o que me apeteceu fazer. É a vida. Manias de uma suposta "artista". São todos frutos da inspiração do momento, e este foi o resultado. Elas pareceram satisfeitas ou então são umas excelentes actrizes. 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Não sei bem o que lhe chamar ...

... mas é uma delícia. 
No fim de semana resolvi fazer uma sobremesa para o almoço de domingo. Tinham-me dado a receita há já algum tempo e ainda não me tinha predisposto a testá-la, sobretudo por falta de tempo mas também falta de vontade. Com a ajuda do meu pequeno cozinheiro lá colocámos mãos à obra. O resultado final é giro, e vistoso. Eu usei apenas três sabores de gelatina, era o que havia cá em casa, mas pode fazer-se com diversas camadas e o resultado é sempre fantástico. A gelatina que normalmente uso é Royal, passo a publicidade. 

Delícia de gelatina

Ingredientes
  • 1 pacote de gelatina ananás
  • 1 pacote de gelatina tuti fruti
  • 1 pacote de gelatina de morango
  • 1 lata de leite condensado light (menos doce)
  • 1 lata de leite de coco pequena
  • Água 900ml
Preparação

Ferver 150 ml água num tacho e dissolver a gelatina muito bem. Adicionar 150ml de água fria e misturar. Dividir em duas partes. Colocar uma das partes numa forma e levar ao congelador 20 minutos ou até solidificar. À restante gelatina adicionar 6 colheres de leite condensado e 4 de leite de coco e misturar bem. Quando a gelatina do congelador estiver solidificada adicionar a segunda mistura e levar novamente ao congelador. 
Repetir o processo para cada um dos sabores de gelatina tendo o cuidado de respeitar o tempo de congelador senão vai misturar.
Deixar no frigorífico de um dia para o outro ou até ficar bem sólido.
Para desenformar basta colocar o fundo da forma em água quente e colocar num prato de servir.

Nota: Usei leite condensado light porque é menos doce. Respeitar a quantidade de água mencionada na receita, se colocarem a que diz na embalagem fica muito líquido.

A foto foi retirada da net, não fui a tempo de tirar fotografia à minha delícia.

Venturas e desventuras de um proprietário insatisfeito IV

Caldeira a pellets para aquecimento central Compact

E finalmente, as obras cá em casa terminaramPintura e chão prontos. A bela da caldeira no sítio. Móveis, quadros e tapetes no sítio. Já só falta colocar as cortinas que ainda tenho que passar a ferro, durante esta semana a coisa fica pronta. A caldeira é mesmo porreira, resta saber se valeu mesmo a pena. Parece que foi feita para aquele sítio. Quando chegar o tempo frio é que a vamos testar a sério. Depois conto como é.