Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

segunda-feira, 9 de março de 2015

O pequeno almoço especial

Os fins de semana querem-se em família e sem pressas, apesar de muitas das vezes isso não acontecer, ora por actividades dos mais pequenos ora por compromissos dos mais crescidos. Ele há quase sempre horários a cumprir num corre corre sem fim, que não fosse o facto de não ter que ir trabalhar e eles não irem para a escola em muito se assemelhava a um dia de semana. No entanto desta vez o nosso fim de semana foi diferente em particular o domingo que foi passado em família, só nós os quatro, sem ter que ir visitar avós, tios, primos ou amigos, e é tãaaaaaaao bom. Gosto dos dias assim.
No domingo resolvi fazer o chamado "pequeno almoço especial" assim baptizado pelo meu filho mais velho quando era pequenino, de cada vez que fugíamos às rotinas do costume. E pronto, tratamos de pôr uma mesa bonita e desta vez, para além da fruta laminada fizemos umas panquecas que fizeram as delícias dos pequenos e dos crescidos. São verdadeiramente fantásticas, de fofas e saborosas que são. Ficam bem com mel, chocolate ou até mesmo doce de qualquer coisa. Nós por cá apostamos na Nutella e no mel, magnífico, absolutamente soberbo. Fotografias não há, lamento mas não me apeteceu. Terão que acreditar em mim, ou melhor testem a receita e verão que falo a mais absoluta verdade. Aqui fica a receita para que não digam que sou má.

Panquecas de iogurte grego

Ingredientes
  • 2 chávenas de farinha
  • 2 c. chá de fermento
  • 1 c. chá de bicarbonato de sódio
  • 2 c. sopa de açúcar mascavado claro
  • 2 ovos L
  • 2 chávenas de iogurte grego (usei 2 da danone)
  • 1/2 chávena de leite
  • 1 1/2 c. chá extracto de baunilha
Preparação

Numa taça média misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e reservar.
Noutra taça bater os ovos ligeiramente, adicionar o iogurte grego, o leite e a baunilha e misturar. Acrescentar os ingredientes secos e misturar apenas para homegenizar, não bater demasiado.
Numa sertã antiaderente e préviamente aquecida e untada com manteiga deitar 3 colheres de sopa de massa. Com as costas da colher fazer um círculo e deixar cozer. Quando aparecerem bolhas virar e deixar dourar do outro lado. Aproximadamente 1 a 2 minutos de  cada lado será o suficiente.
Servem-se ainda quentes e coloca-se sobre elas o que o palato pedir no momento. 
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário