Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Depressão COVID - 59 dias de confinamento voluntário


Já passaram muitos dias desde que iniciamos, voluntariamente, o confinamento e o distanciamento social cá em casa. Mais exactamente já passaram 59 dias. 
Uns dias mais longos do que outros mas foram demasiados longe dos que me viram nascer, só para os proteger deste inimigo invisível e evitar que algum mal lhes aconteça.
Neste confinamento do que mais me queixo para além das saudades que tenho de quem amo e não posso ver e abraçar, é de pensar nas ementas desta família. Variar nas ementas e mesmo assim evitar idas frequentes ao supermercado, mais do que uma vez por semana, parece quase missão impossível. E às vezes até é. Faço mais quantidade de algumas receitas vencedoras cá em casa e congelo para quando estou sem inspiração. 
Felizmente existem vantagens nesta coisa do ficar em casa, a indumentária diária resume-se a roupa confortável, mesmo em teletrabalho, que por sua vez é fácil de tratar. Sim é certo que tem de ser passada a ferro mas não é assim tão complicado e a quantidade de máquinas por semana diminuiu um pouco, nem tudo é mau. Apesar de que tenho uma certa saudade de me arranjar para sair nem que seja para ir trabalhar. Até mesmo as raras idas às compras obrigam a uma indumentária fácil de usar sem complicações que isto de usar máscara e a desinfecção constante das mãos não deixa espaço para grandes produções. Não tarda esqueço-me de como é sair arranjada!
Outra coisa absolutamente fantástica que me trouxeram estes dias COVID foi a participação de todos cá em casa nas lides domésticas. O trabalho partilhado é muito mais fácil para todos em particular para mim é certo. Tudo isto serve para tornar o meu adolescente e a minha pré adolescente em adultos responsáveis e capazes de realizar todas as tarefas domésticas necessárias de forma autónoma e a dar valor à mamã e à empregada doméstica que se encarregava das limpezas. Se bem que ninguém é minucioso como eu e o meu marido quando fazemos a limpeza a esta casa. Tudo impecável por um bom par de horas. Depois vêm os filhos e os patudos e a "maria" tem que entrar em acção.
Mas nem tudo é trabalho e este confinamento já trouxe umas fornadas de biscoitos de limão, alguns Pão de ló, muitos pães de panela, cheesecake entre outros. Tem sido um fartote de coisas boas. Mais tempo juntos, filmes e séries com os miúdos, até os animais estão a adorar esta coisa do confinamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário