Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A lancheira da escola


Muito se tem falado sobre a alimentação dos mais novos. A grande batalha por uma alimentação correcta tem-se dado tanto em casa como nas escolas. Ao que parece as ementas das escolas públicas são elaboradas pelo ministério da educação. Apesar de não concordar inteiramente com isto, concordo que hajam directrizes a seguir. Ora agora que se iniciou o ano lectivo voltam à baila as preocupações alimentares dos pais nos almoços mas sobretudo nos lanches dos miúdos.
Mas há uma coisa que me deixou perplexa quando tive que ir à escola carregar o cartão de estudante do meu filho. O bar da escola não pode vender chocolates, batatas fritas e refrigerantes mas no entanto existe uma máquina na mesma escola que os vende. Curioso!
Voltando à questão inicial que aqui me trouxe, a lancheira, ou melhor o seu conteúdo. O tempo tem estado quente, e há coisas como o fiambre e os iogurtes que correm o risco de se estragar, em particular se ficarem para o lanche da tarde. Para contornar o problema do tempo quente, comprei umas placas de gel para congelar pequenas quanto baste para caberem nas lancheiras e suficientes para manterem o lanche relativamente fresco. Assim consigo ampliar o leque daquilo que lhes posso mandar para o lanche e variar todos os dias, apesar dos meus pequenos terem uma mania de querer sempre pão com Nutella. Tenho também umas caixas para sandwiches oferta da Bimbo que muito jeito têm dado.  Comprei recipientes plásticos em forma de fruta muito úteis para eles levarem com a fruta e não arranjarem desculpa que não comeram porque estava toda pisada.
Uma vez por semana têm direito a um sumo, Compal, para o lanche. Normalmente levam um pacotinho de leite branco, ou um iogurte líquido, de vez em quando, nos dias de actividade física mais intensa, um pacote de leite com chocolate mimosa com menos açúcar. Uma peça de fruta à escolha do freguês e uma fatia de pão de forma de preferência de cereais ou integral, com Nutella, queijo ou fiambre. Preparamos sempre a lancheira em conjunto no dia anterior para não terem surpresas, a não ser que a mamã resolva deixar um pequeno miminho, mas isso já é outra história.
Perfeito não é, deveria cortar no chocolate, mas são crianças saudáveis que se podem dar a esse luxo. Quisera eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário