Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O roxo pode ser lindo

A Beringela é o fruto da planta Solanum melongena. É um fruto rico em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides. A Beringela é muito utilizada na arteriosclerose, colesterol, artrite, gota, reumatismo, diabetes, problemas de estômago e fígado.
É normalmente usada para quem quer reduzir a gordura no organismo já que aumenta a queima de gorduras por parte do organismo. Para além disso ainda elimina a água acumulada no organismo reduzindo o excesso de peso por retenção de líquidos.
A beringela é um dos muitos alimentos funcionais que ajudam a reduzir o colesterol, diminuir as gorduras localizadas , fortalece o coração, diminui os riscos de diabetes e tem um alto teor de fibras, que além de diminuir a fome melhora o funcionamento dos intestinos e aumenta a disposição.
A beringela é indicada no tratamento do colesterol  pela elevada quantidade de antioxidantes e fibras, por isso utilizar a beringela como aditivo em sumos e vitaminas e também nos refogados, como acompanhamento de carnes é uma boa forma de aumentar a quantidade de beringela da dieta melhorando assim o seu efeito no controle do colesterol.
Desde os tempos antigos, é usada terapeuticamente em afecções do coração, problemas de circulação, de estômago, fígado e rins, diabetes, reumatismos e gota. Hoje em dia, foram descobertos novos benefícios da beringela.

Benefícios:
  • combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com as suas propriedades antibacterianas e diuréticas;
  • é rica em vários nutrientes essenciais para a saúde e garante o bom funcionamento do organismo. É composta por uma grande quantidade de proteínas, fósforo, ferro, cálcio e das vitaminas B1, B2 e C; 
  • É um alimento com poucas calorias com cerca de 16 calorias para cada 100g. 
  • é importante na redução da acção das gorduras no fígado, ajudando na digestão de alimentos mais “pesados”;
  • Ajuda a combater ao mau colesterol. As pesquisas dizem que as pessoas que incluem, regularmente, a beringela na alimentação têm reduções significativas dos níveis de colesterol no sangue.

Quando usada juntamente com o limão os seus efeitos são ainda melhorados e têm uma maior eficácia. 

Pode fazer em casa uma bebida que junte beringela e limão de uma forma fácil:
Corte 3 ou 4 bocados de beringela e coloque de molho em água num local não muito grande de um dia para o outro. No dia seguinte pode verificar que a água ganhou uma cor esverdeada devido à beringela. Depois é só aquecer a água e antes de beber junte algumas gotas de limão.
Recomenda-se que não beba em excesso.

Pode usar-se a mesma receita indicada acima com ou sem limão se tiver problemas de diabetes ou hipertensão. De semana para semana vá reduzindo a quantidade que bebe e de 2 em 2 semanas mais ou menos faça uma semana de paragem.
Tem também bastantes vitaminas (A,B1,B2,B5 e C), proteínas e minerais, diminuindo também a pressão sanguínea.
Os sumos de beringela estão-se a tornar bastante populares e juntando com outras frutas como o limão, laranja, abacaxi e o mamão ficam realmente muito saborosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário