Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Teste nº 4 - O meu dia

Mais um aniversário desta que sempre que pode dá uso à pena e coloca uns post por aqui. Sei que os meus post são quase sempre de guloseimas, é como é, eu sou gulosa! E adoro fazer bolos. Agora que estamos na quaresma tenho que arranjar um chicote para me penitenciar. Menina má, muito má que eu tenho sido. Só doces e mais doces. ainda por cima fiz dois bolos com recheios e coberturas diferentes. As meninas da aula de pintura merecem um miminho. Eu gostei mais da cobertura de morango, acho-a mais fresca, se bem que o bolo em que coloquei a de leite condensado também estava recheado com morangos frescos que deram frescura ao bolo.
Bem vamos é ao que interessa, o bolo. Considerações, apenas que é um bolo seco, assim sendo para aqueles não amantes façam-lhe uma calda e sobretudo não deixar cozer demais. Ao fim de 30 minutos convém dar uma espreitadela e fazer o teste do palito só para ter a certeza. Aconselho a rechear o bolo e deixá-lo no frigorífico de um dia para o outro, o recheio e a cobertura também conferem humidade ao bolo tornando-o mais macio. 

Bolo de Amêndoa


Bolo de amêndoa com recheio e cobertura de leite condensado

Bolo de amêndoa com recheio e cobertura de morangos
Ingredientes
  • 6 ovos
  • 55g + 90g de açúcar
  • 2c. chá de sumo de limão
  • 90g de farinha
  • 60g maizena
  • Pitada de sal
  • 1c. café de fermento
  • 100g amêndoa ralada
Preparação

Pré aquecer o forno a 165ºC.
Untar e polvilhar a forma.
Bater as gemas com as 55g de açúcar até obter um creme fofo.
Bater as claras em castelo com o sal. Juntar aos poucos as 90g de açúcar e o sumo de limão e bater mais um pouco.
Envolver as claras nas gemas.
Juntar delicadamente as farinhas peneiradas com o fermento e amêndoa.
Vai ao forno aproximadamente 45 minutos.
Não deixar cozer demais pois fica muito seco.

Recheio de leite condensado
  • 2 c sopa de leite condensado cozido
  • 1 pacote de natas
  • 100g de creme de queijo (tipo philadelphia)
  • Açúcar em pó a gosto

Bater todos os ingredientes até obter a consistência de um creme espesso.
Usar.

Recheio de morango

  • 125g de morangos em puré
  • 1 pacote de natas
  • 125g de creme de queijo (tipo philadelphia)
  • Açúcar em pó a gosto
Bater bem as natas com o creme de queijo  e o açúcaraté estar bem espesso.
Adicionar o puré de morango e bater mais um pouco. 
Está pronto a usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário