Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Os miminhos de Natal da princesa

A princesa da sua mamã gosta de artes. Esta sua mamã aproveitou-se literalmente desse seu gosto, e como tem acontecido nos últimos anos os presentes dos familiares mais chegados, avós, tios e padrinhos estão ao seu encargo.
Já fez panos de cozinha usando a técnica de stencil, o ano passado foram almofadas pintadas à mão e este ano umas belas caixas com várias técnicas, stencil, decoupage, pintura, jacarelado, craquelado e a favorita dela usar pasta de modelar para fazer relevos. A ideia das caixas foi minha, o resto ficou ao gosto dela. Ficaram bem e ela gostou do que fez, divertiu-se e isso é o mais importante. Obrigada à Sandrita pela paciência.
As caixas de chá ou de qualquer outra coisa fizeram as delícias de todos como sempre.
Já tive uma ideia para o próximo Natal mas isso para já fica no segredo dos deuses.

Miminhos de Natal 2019


segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Boas Festas



A todos os que por aqui passam desejo um Feliz Natal com muito amor e paz e que 2020 seja um ano repleto de sonhos e desejos concretizados.

Trabalho de equipa

O pai desta família voluntariou-se e ontem os rapazes desta casa puseram mãos à obra e fizeram o jantar. Bifinhos de frango com cogumelos, molho de natas e mostarda e sopa de legumes.
As miúdas da casa contribuiram com a sobremesa e não é que saíram uns belos muffins de chocolate. Ficaram divinais, fofos e húmidos. Não usei as pepitas de chocolate que não tinha mas posso garantir que o seu sabor é maravilhoso. A princesa pesou os ingredientes e fez a massa e a matriarca verteu sobre as formas e colocou no forno.
Renderam 22 muffins.

Muffins de chocolate

Muffins de chocolate

Ingredientes


  • 250g açúcar
  • 125g chocolate em pó
  • 50g manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 250ml de leite
  • 260g de farinha
  • 1 c. chá de fermento em pó bem cheia
  • pepitas de chocolate (opcional)
  • açúcar em pó (opcional)
Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Colocar todos os ingredientes, à excepção da farinha e do fermento, no liquidificador e triturar durante um minuto. Em alternativa pode usar-se a varinha mágica.
Juntar a farinha e o fermento e misturar até estar totalmente incorporada na massa.
Untar as formas de queques ou em alternativa usar formas de papel e encher até 2/3 da altura. Pode adicionar-se pepitas de chocolate nesta fase se se desejar.
Levar ao forno durante 18 minutos ou até estarem cozidos, verificar com o palito.
Deixar arrefecer um pouco antes de desenformar. 
Colocar os muffins numa grelha para arrefecerem completamente.
Antes de servir polvilhar com açúcar em pó.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Cavalo para o meu príncipe

O meu príncipe mui amado queria um quadro com um cavalo, esta mãe que lhe faz muitas das suas vontades anuiu e pintou-lhe um.
Ele gostou o pai nem um pouco, eu adorei fazê-lo. Adoro pintar a óleo.

Pintura a óleo

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Miminhos de Natal

Nas festividades natalícias doe 2018 os adultos foram presenteados com uns miminhos, sim porque os presentes à grande são para os pequenos.  Havia vários adultos para mimar o que me levou a escolher algo alusivo à quadra, com utilidade e que eu pudesse fazer. Não tenho paciência para bater perna em lojas à procura do presente adequado para quem tem tudo ou quase tudo. Assim este ano a princesa também contribuiu com a sua parte e pintou umas almofadas para, avós, tios e padrinhos e eu juntei-lhe uns aventais. O resultado de tanto trabalho está à vista e acho que até que ficaram bem.


Pintura em tecido. Aventais.

Pintura em tecido por criança de 10 anos. Almofadas. 
Este ano a miúda esmerou-se e começou a fazer os presentes em Agosto. Estão espetaculares, mas a minha opinião vale o que vale. Tenho a certeza que os contemplados vão adorar! Depois do Natal publico, agora não posso estragar a surpresa.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Balanço de 2019


Em jeito de balanço agora que 2019 está prestes a terminar confirma-se que foi um ano atribulado. Não foi um  mau ano, foi até bastante positivo em termos pessoais e profissionais apesar dos altos e baixos, mas muito muito cansativo. Foi um ano de muitas mudanças, novo emprego e com ele novas responsabilidades, viagens e pessoas e tudo e tudo. 
A tudo isto acrescem todas as responsabilidades familiares que aumentam quando não podem ser partilhadas com o papá desta casa, que se ausentou algumas vezes.
O primogénito abraçou uma nova etapa da sua vida académica, secundária é dureza. O desporto que pratica subiu de nível e muito, a primeira divisão estafa qualquer um.
A princesa continua empolgadíssima com o ballet, espetáculos e apresentações e ainda mais aulas que para Junho de 2020 vêm os exames de grau.
O papá desta casa também tem tido um ano bem cheio de muito trabalho, que acaba por nos afectar a todos, para o bem e para o mal. 
No entanto é com satisfação que digo que venha 2020, estamos preparadíssimos para o receber, cheios de esperança de que seja repleto de alegrias, muita paz e sobretudo a transbordar de amor uns pelos outros.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Eu é mais bolos ... quando dá!

O fim de semana foi atarefado. Foi o coroar de uma semana difícil sem tempo nem para supermercado entre trabalho e actividades mil dos miúdos. Já para não falar de uma empregada que adoece com extrema facilidade e avisa na véspera ou no próprio dia que afinal não pode trabalhar. E se já não bastavam os compromissos dos rebentos da casa acresce a limpeza semanal, a roupa para tratar, lavar, secar e passar a ferro.
Da aula de pintura no sábado de manhã da princesa ao jogo de futebol do meu príncipe adolescente nos confins do distrito a uma hora fantástica, 16h e um jantar de amigos que não víamos faz tempo e de quem tínhamos imensas saudades o sábado passou. Felizmente o jantar foi em casa deles, ufa!
O domingo não dá para milagres, dormir mais um pouco, almoço na casa dos sogros e meio dia já está. 
Nem tempo para um bolinho houve. Por essa razão ontem achei que o jantar merecia uma sobremesa. Escolhi um bolo de iogurte sem gorduras adicionadas, até quase que podemos dizer que é "light"!
O resultado foi surpreendente. Aprovado por unanimidade pelos provadores da casa.
Fica muito fofo e húmido.

Bolo de iogurte


Bolo de Iogurte Grego

Ingredientes

  •          4 ovos
  •          2 copos de açúcar
  •          3 copos de farinha peneirada
  •          1 c. chá fermento
  •          1 copo de buttermilk
  •          1 iogurte grego

O copo de medida é o copo de iogurte

Preparação

1       Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo.
2       Adicionar o iogurte e envolver.
3       Alternar a farinha peneirada com o fermento e o buttermilk. 
      Começar e terminar com a farinha
4    Vai ao forno pré aquecido a 170ºC 25 a 30 minutos ou até o palito sair seco, em forma untada e polvilhada.
5       Deixar arrefecer na forma antes de desenformar.
      
      Sugestão: Polvilhar com açúcar baunilhado royal antes de servir.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Bem-vindo 2019


Feliz Ano Novo. 
2018 passou às vezes a correr outras devagar, teve os seus momentos menos bons outros bons e muito bons, o balanço é bem positivo. Não vou prometer ser assídua, não posso prometer aquilo que não vou cumprir, mas garanto que tentarei ir postando uns trabalhos que foram terminados em 2018 e ainda não tiveram o seu momento de fama. 
Desta vez não houve resoluções de ano novo, deixei-me disso, só votos de um ano fantástico e muita esperança no futuro. 
Espero que 2019 traga a todos, saúde, amor e trabalho.