Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

É assim no céu

Estava eu a ler o jornal online quando uma imagem me chamou a atenção. Assim sem mais nem menos chamou por mim com uma voz suave e angelical, e eu assenti ao seu chamamento, que poderia eu fazer.
E ainda bem que fui lá clicar, o título era só por si apelativo, a imagem nem se fala e quando espreitei os ingredientes conclui que não poderia fugir, era inevitável, tinha que experimentar. E céus que coisa maravilhosa, doce, húmido e saboroso, assim era o Toucinho do céu de laranja. Não leva toucinho e é fantástico, os meus pequenos adoraram já o marido achou muito doce, eu vou ser sincera, adorei. E eu até nem gosto muito destas coisas, parece um pastel de amêndoa gigante, mas muito bom, mais húmido. Hei-de experimentar a versão limão para ver como fica.
Sem mais delongas aqui vai a receita. Uma nota muito importante, untar muitíssimo bem a tarteira ou correm o risco de ficar com o dito colado ao fundo, foi o meu caso, por isso a foto é de uma fatia! 


Toucinho do céu de laranja
Ingredientes
  • 500g açúcar
  • água
  • 250g amêndoa ralada
  • 2 ovos inteiros
  • 6 gemas
  • 1 laranja, só a casca
  • 100g farinha
  • manteiga
  • açúcar em pó
Preparação

Ligue o forno a 180ºC.
Ponha ao lume o açúcar com água a cobrir e deixe ferver suavemente 5 minutos. Junte as amêndoas raladas ou picadas. Leve novamente ao lume e quando levantar fervura retire e deixe arrefecer por completo.
Entretanto bata as gemas com os ovos inteiros e a casca de laranja ralada. 
Quando o composto de açúcar e amêndoas estiver frio, acrescente os ovos batidos e leve novamente a lume baixo só para secar um pouco mexendo sempre. Deite a farinha peneirada e envolva bem.
Unte uma tarteira com bastante manteiga e deite o composto.
Leve ao forno cerca de 45 minutos ou até o palito sair seco.
Depois de pronto, desenforme e polvilhe com bastante açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário