Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Calendário do Advento

O calendário do Advento é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, período que cobre os 24 dias do mês de Dezembro até a chegada do Natal.
No primeiro dia do mês, as crianças alemãs recebem um calendário do Advento e o penduram ao lado de suas camas, abrindo uma nova janelinha a cada dia. Em suas aberturas são colocadas fotos, brinquedos ou chocolates, para enfeitá-los.
Ao abrir uma janelinha por dia, faz-se a contagem regressiva até o Natal. O calendário torna a espera pelo grande dia mais prazerosa para as crianças.
As origens do calendário do Advento remontam às áreas protestantes da Alemanha do século XIX. O primeiro deles, dizem, data de 1851.Famílias protestantes desenhavam com giz uma linha que perpassava todos os 24 dias de Dezembro até a noite de Natal.
Os calendários costumam ser feitos com muito esmero. Na cidade alemã de Gegenbach, no sul do país, encontra-se o maior de todos os calendários do advento: 24 janelas da Câmara Municipal da cidade são decoradas com motivos natalícios, todos os anos, para a chegada do Natal. (daqui)
Achei esta explicação simples e elucidativa. Sim porque neste blog também se aprendem cousas interessantes, assim o espero!
Cá por casa é tradição haver um calendário do Advento, não que sejamos descendentes de alemães e ou protestantes, simplesmente porque acho a ideia fantástica. Desde que nasceu o meu menino que é tradição o calendário. Não com doces mas com brinquedos. Por norma uso Legos ou afins para encher as janelinhas. É uma animação, ele adora e agora ela também. Estão sempre em pulgas para saber o que vão poder construir no fim. Agora que ela é mais crescida já posso adicionar as pin i pons ou playmobil nas janelinhas que lhe pertencem. O leque de brinquedos é vasto, é só dar largas à imaginação. E não é necessário comprar nada muito caro, aparecem nos hipermercados caixas pequenas com algumas peças a um preço acessível.
Deixo aqui algumas imagens para aguçar o apetite, mais tarde coloco ideias para fazer em casa.




Sem comentários:

Enviar um comentário