Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Provavelmente o melhor Bundt do mundo

Segundo o meu filho o melhor bolo de sempre feito nesta casa. A partir de agora é este o bolo que tenho que passar a fazer.
O meu filhote, fã do Chef Cordeiro do alto da sua vasta experiência culinária, (aproximadamente 0,) disse que este bolo tinha a combinação perfeita que provinha da acidez das framboesas e do doce do bolo. Sem as framboesas seria um bolo demasiado doce. Coisa de mini chef!
A filhota antes pelo contrário foi peremptória a dizer que não gostava das coisas cor de rosa, que por acaso é uma das suas cores favoritas, mas tudo bem. Nem o provou. Gostou mais do Bundt de chocolate.
Dois filhos desta mãe que não podia ser mais diferentes. São umas pérolas únicas estes meus rebentos. Aqui fica então a receita deste absoluto manjar dos Deuses, eu fiquei fã, mas estou a ser tendenciosa, adooooro framboesas.

Bundt de framboesa

Bundt de framboesa
Ingredientes
  • 160g manteiga sem sal
  • 300g açúcar
  • 1 c. Sopa de açúcar baunilhado (usei uma pitada de extracto de baunilha)
  • 360g farinha com fermento
  • 4 ovos M
  • 1 pitada de sal
  • 200ml de buttermilk
  • 3 gotas de essência de amêndoa
  • 180g de framboesas (usei congeladas)
Preparação

Preparar o buttermilk, juntar uma colher de sumo de limão a 200ml de leite e dexar repousar 20 a 30 minutos.
Pré aquecer o forno a 180⁰C.
Untar e polvilhar uma forma.
Peneirar a farinha para uma taça e reservar.
Na taça da batedeira, bater a manteiga com os açúcares até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Juntar o sal e os ovos um a um batendo entre cada adição.
Juntar a farinha em 3 vezes alternando com o buttermilk. Iniciar e terminar com a farinha. Misturar até ficar homogéneo.
Juntar a essência de baunilha e misturar novamente.
Passar as framboesas por um pouco de farinha e envolvê-las na massa.
Colocar a massa na forma e levar ao forno 40 a 50 minutos ou até o palito sair seco.
Deixar arrefecer 10 minutos na forma antes de desenformar.
Desenformar sobre uma rede e deixar arrefecer completamente.
Pode cobrir-se com ganache de framboesas ou simplesmente polvilhar com açúcar em pó.

NOTA: Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário