Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Amarelo para chamar o sol

Ainda continuo com a mania de usar limões, que ainda são mais que muitos, em quase tudo. Se me dão os limões não posso deixar estragar! É pecado! E pronto nada a fazer, tudo na mesma como a lesma. Se bem que eu acho que é o meu subconsciente a desculpar-se para ter motivo para fazer umas guloseimas. O meu subconsciente é levado do diabo. A minha dieta volta e meia é brutalmente esfaqueada pelo dito subconsciente guloso. E é assim esta vida, até eu me viro contra mim própria!
Tudo isto para vos contar que fiz mais um bolinho de limão, desta feita um velvet cake como lhe chamam, sei lá porquê. Só sei que é bom, fica húmido e não muito doce. Desta vez, e ainda na fase limão, fiz um curd de limão para cobrir o bolo. Os meus pequenos adoram já o marido não vai muito na acidez da coisa, mas o bolo, esse, marchou que foi um instante. Eu cobri o bolo com o recheio ainda morno para o poder espalhar melhor.

Velvet cake de limão


Ingredientes
  • 2 3/4 Chávenas farinha T65
  • 1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
  • 1 1/2 c. chá fermento em pó
  • 1 c. chá sal
  • 1 1/2 Chávena de açúcar
  • 2/3 chávena de óleo vegetal
  • 1/3 Chávena de manteiga
  • 1 c. chá de extracto de baunilha
  • 3 ovos L
  • 1 1/2 Chávena de buttermilk
  • raspa de 2 limões pequenos

Preparação

Untar e polvilhar a forma.
Pré aquecer o forno a 170ºC.
Misturar a farinha, o bicarbonato, o fermento, e o sal e reservar.
Na taça da batedeira misturar o óleo, a manteiga, a baunilha e o açúcar e bater até estar leve e fofo.
Adicionar os ovos um a um batendo entre cada adição. 
Adicionar a raspa de limão e mexer.
Adicionar a farinha em três vezes alternando com o buttermilk. Iniciar e terminar com a farinha.
Colocar a massa na forma e levar ao forno aproximadamente 45 minutos. Um pouco antes fazer o teste do palito. Não deixar tempo a mais para não secar.
Deixar arrefecer sobre uma grade antes de cobrir.

Curd de limão

Ingredientes
  • 6 c. sopa de manteiga sem sal
  • 3 ovos grandes ligeiramente batidos
  • 1/2 chávena de açúcar
  • 2/3 Chávena de sumo de limão
  • 1 c. chá de raspa de limão muito fina
Preparação
Derreter a manteiga em lume brando. Adicionar os ovos, o açúcar e o sumo de limão.
Mexer até homogeneizar.
Continuar a cozer em lume brando mexendo sempre até que a mistura engrosse à consistência de custard, aproximadamente 5 minutos.
Passar por um coador de rede fina para um recipiente. Adicionar a raspa de limão, mexer e deixar arrefecer. 
À medida que arrefece vai ficando mais consistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário