Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Mega empada

Da última vez que fiz uma carne estufada a coisa não correu muito bem. Não estou a falar em termos de sabor que até estava razoável mas a carne estava seca, não gostei. Guardei o que sobrou no congelador e deixei para outra altura, quem sabe uma nova oportunidade poderia alterar a má imagem que me deixou. E eis que esse dia chegou. Resolvia fazer uma mega empada e aproveitar a dita carne. Claro que para além de a ter desfiado, refoguei uma cebola, uma curgete e uma cenoura raladas e mais um pouco de leite e uma colher de farinha para engrossar o molho. O resultado foi aplaudido pela família e lá consegui dar a volta a uma carne de vaca estufada muito pouco apelativa. Fotografias não temos, esqueci-me de tirar e quando me lembrei já era, só havia migalhas. Deixo aqui a receita da massa que fica divinal. Claro que pode usar-se massa folhada, mas acreditem que vale a pena fazer esta massa. Faz-se num instante e se quiserem pode ser feita de véspera e guardada no frigorífico. Não há desculpa. Não esquecer de retirar a massa do frigorífico meia horinha antes de a utilizarem pois deverá estar um pouco dura e não muito fácil de trabalhar.

Massa de empada

Ingredientes
  • 300g farinha T55
  • 1 pitada de sal
  • 150g margarina amolecida
  • 1dl água
  • 1 c. sopa de vinagre
  • 1 gema para pincelar (facultativo)

Preparação

Misturar a farinha e o sal com a margarina e mexer até formar uma areia grossa. Aqui é necessário meter as mãos na massa. Adicionar a água e amassar e por fim o vinagre, amassar um pouco, fazer uma bola e deixar descansar 1 hora.
Depois é só estender 2/3 da massa, forrar uma forma, de preferência anti aderente e de mola, rechear a gosto e tapar com o outro terço de massa. Não esquecer de fazer um furo no meio da tarte para servir de chaminé. Pincelar com a gema de ovo.
Vai ao forno pré aquecido a 190ºC para cozer.
Servir com uma salada colorida e se houver amantes da alpista um arroz branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário