Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 13 de março de 2014

A culpa foi dos limões

Esta receita andava na mira faz tempo. Gosto de bolos de limão pela sua simplicidade e aroma, já os de laranja não me enchem as medidas. Normalmente substituo o sumo e a raspa de laranja por limão, opções, as minhas pelo menos. Voltando ao que aqui me trouxe, dizia eu que andava com esta receita de trás para a frente faz tempo e eis que os limões olharam para mim chamaram-me e eu não resisti ao apelo. Tinha, ainda tenho um belo cesto de limões caseiros que me deram e pronto usei-os como desculpa. Sou assim  ... fraca aos apelos dos limões. E vai daí que saiu um bundt de sabor acentuado a limão muito bom e que combina para lá de bem com um chá. Lembrei-me agora que podia ter feito um curd de limão como cobertura. Quissá numa próxima oportunidade. Atenção, muita atenção, não deixem o bolo demasiado tempo no forno, fica muito seco.

Bundt de limão


Ingredientes
  • 3 chávenas de farinha T65
  • 1 1/2 chávenas de açúcar
  • 1/2 chávena de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 1 chávena de buttermilk
  • 3 ovos L
  • 1 c. chá fermento
  • 3/4 c. chá de fermento
  • 1/2 c. chá bicarbonato de sódio
  • 3c sopa de raspa de limão
  • 4 c. sopa de sumo de limão
Preparação

Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Untar e polvilhar a forma.
Preparar o buttermilk adicionando 1 colher de sopa de sumo de limão ao leite e reservar.
Numa tigela peneirar a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento, misturar com a vara de arames e reservar.
Numa tigela colocar o açúcar e as raspas de limão e envolver tudo até estar totalmente integrado e um notório aroma a limão.
Juntar a manteiga ao preparado e bater em velocidade média durante 4 minutos.
Acrescentar o sumo de limão e mexer.
Adicionar os ovos um a um batendo entre cada adição.
Juntar a farinha por três vezes alternando com o buttermilk
Iniciar e terminar sempre com a farinha.
Colocar a massa na forma e levar ao forno 50 a 60 minutos ou até o palito sair seco.
Deixar sobre a rede 10 minutos antes de desenformar.
Deixar arrefecer completamente antes de cobrir.
Eu optei por cobrir com uma espécie de creme de pasteleiro, mas um glacé de limão também ficaria excelente.

Sem comentários:

Enviar um comentário