Eu sei que o desconfinamento já começou mas eu ainda não consegui fazê-lo. Por cá continuamos com a vidinha do costume, passear o cão duas vezes por dia e o teletrabalho e a tele-escola e as aulas online dos miúdos e as idas ao supermercado para abastecer o frigorífico e a despensa reduzidas ao mínimo indispensável.
Os dias estão cada vez mais agradáveis, quentes e soalheiros, mas mesmo assim ainda estamos com a "Depressão COVID" como chamamos cá em casa aos devaneios culinários e manias da limpeza. Este fim de semana houve direito a almoço no jardim, churrasco,
gelado e
cocos.
Ambas as receitas já as tinha colocado por cá, estas têm pequenas variações apenas. No gelado não usei claras, não tinha. Costumo aproveitar as claras que sobram do arroz doce e da aletria e congelo, mas este ano a Páscoa foi como sabemos e não houve grandes festejos daí a falta de claras. Mas sosseguem que o gelado fica bom na mesma, talvez menos "arejado" mas bem bom e com um café a acompanhar é absolutamente divino. Não me apeteceu tirar uma foto, preguiça é só o que tenho a dizer.
Os cocos foi na base de tudo ao monte, mexer colocar nas formas e forno com eles, num abrir e fechar de olhos surgiu um tabuleiro com estes docinhos maravilhosos. Apenas substitui o açúcar branco por amarelo só para variar e desta vez usei ovos caseiros, ficaram bem amarelinhos e húmidos.
Aproveitem o tempo quente como desculpa e deliciem-se com esta maravilha, vai valer a pena.
Aqui fica a receita desta nova versão de gelado.
Gelado de leite condensado
Ingredientes
- 2 latas de leite condensado
- 4 pacotes de natas para bater
- 6 claras em castelo (facultativo)
Preparação:
Bater as natas bem firmes.
Adicionar o leite condensado e por fim envolver as claras em castelo.
Colocar num recipiente que possa ir ao congelador e deixar pelo menos umas 4 horas.
Depois é experimentar com todos os toppings que vos aprouver ou tão somente uma bola de gelado a acompanhar o café.