Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Molusco contagioso

Numa consulta de rotina do meu príncipe na pediatra dos meus pequenos mencionei a existência de umas bolinhas no braço da princesa. Como normalmente não leve ambos à consulta, e neste dia era "A consulta" dele, ela ficou na escolinha. Vai daí a Dra foi peremptória em dizer "Ah é molusco, traga-a para a semana para eu a ver". Pois, mas como não me aguentei em esperar por uma confirmação fiz uma pesquisa e descobri que é muito frequente sobretudo em crianças. Fiquei mais descansada, lá isso fiquei.

Aqui fica alguma informação sobre o assunto.

O molusco contagioso é uma doença dermatológica causada pelo vírus do molusco. Caracteriza-se por tumores cutâneos claros que surgem na pele. É comum em crianças dos 0 aos 12 anos de idade, embora também aconteça em adultos, podendo, em alguns casos, ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). (daqui)

O homem é o único reservatório deste vírus e o período de incubação varia de 2 semanas a 3 meses após contaminação, mas poderá demorar até 6 meses. Este prolongado período de incubação torna difícil saber qual foi a fonte da infecção. 
A infecção de molusco contagioso não é um perigo de saúde, mas deverá desaparecer no período entre os 12 e os 18 meses. O molusco contagioso é contagioso até que o molusco tenha desaparecido. Esta doença de evolução benigna é geralmente auto-limitada, verificando-se a resolução espontânea em alguns meses ou anos. Tem uma distribuição mundial e afecta igualmente ambos os sexos. Indivíduos imunodeprimidos ou com dermatite atópica apresentam maior severidade e duração da doença. 

Não existe qualquer tratamento sistémico (via oral ou injectável) que possa destruir ou fazer secar as lesões. Assim, apenas se poderão fazer tratamentos tópicos (isto é, por aplicação directa na lesão) e dirigido para cada uma das lesões.
Estes tratamentos tópicos são de dois tipos: físicos (curetagem e aplicação de azoto líquido) e químicos (de ácido salicílico e ácido láctico). Mais recentemente foram propostos tratamentos com pasta de nitrato de prata a 40%, ou com o lápis de nitrato de prata, ou com hidróxido de potássio a 5%. (daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário