Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projectos escolares

A professora do meu pequeno príncipe tem por hábito enviar de vez em quando, trabalhos extra, uma espécie de projectos a desenvolver durante um mês mais coisa menos coisa e que, findo esse período, são apresentados à turma. O problema do meu pequeno príncipe é que ele acha que um mês é muito tempo, e que não precisa de se preocupar em realizar os tais projectos logo logo, pode sempre deixar para a véspera. Esta mãe decidida a manter o pimpolho na linha tem andado mais ou menos em cima do acontecimento, vou perguntando como está a correr e se precisa de ajuda e relembrando o tempo que falta para estar concluído. 
Este ano lectivo já houve umas quantas pesquisas de temas variados, desde a história da localidade onde vivemos, e confesso que aprendi umas coisas, até ao 25 de Abril. Houve projectos manuais, que envolveram a reutilização de materiais e o último, sem dúvida o meu favorito, que tinha a ver com ciências. Neste último a professora deu umas duas ou três opções de escolha e que incluía uma "experiência". Ora este meu filhote, que tem pouca paciência para estas coisas de projectos escolheu o mais fácil, o vulcão. Mais fácil porque se lembrou que tinha um kit de experiências que lhe permitia aligeirar em muito todo o trabalho de pesquisa e preparação. 
Fizemos um ensaio em casa para ver como corria e explicar como fazer e este filho meu levou kit e ingredientes para a escola. E sim, os colegas adoraram, foi o êxtase, aplaudido entusiasticamente pelos colegas de turma foi considerada a melhor apresentação. Fiquei com um orgulho desmedido, quando o meu pequeno chegou a casa e disse que todos adoraram a apresentação dele, mas que ele achou que o que um amigo tinha feito muito melhor, um livro todo construído com material reciclado, escrito pelo próprio. Fiquei orgulhosa porque no alto dos seus 8 anos ele teve o discernimento de perceber que o outro tinha tido muito mais trabalho e empenho. 
O kit de que falei traz três experiências diferentes e existem outros kits igualmente interessantes. São óptimos para colocar o bichinho da ciência nos mais pequenos. Se bem que a princesa não se entusiasmou nem um bocadinho com a coisa. Deve ser da idade.
Podem ser comprados aqui e presumo que na toys'r'us.

Sem comentários:

Enviar um comentário