Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ainda há surpresas

Ontem deu-me os apetites de comer algo que já não comia há anos, jardineira. E o curioso é que ao fim de mais de uma década de casamento, descobri que não é um prato que a minha outra metade aprecie. Ele ainda me surpreende! 
Chego a casa, tiro uma parte de carne de vaca do congelador, coloco umas pedrinhas de sal por cima para acelerar a descongelação, tal qual nas estradas com neve e é só esperar. Enquanto isso trato de umas outras coisas que tinham ficado pendentes do fim de semana. Não sei porque insisto em ter altas expectativas quanto ao tempo disponível para fazer um sem número de coisas no fim de semana e nunca ou quase nunca consigo atingir a minha meta. Tenho que reduzir à lista de afazeres. Voltando à vaca fria, estava eu a tratar dos pendentes quando me lembrei que também não tinha sopa feita. Pára tudo e ingressa num novo projecto miúda. E entre tachos e panelas, descascar legumes para a sopa, congelar o feijão que tinha cozido na véspera em doses para a sopa, cortar carne aos bocadinhos e estufar a dita, o resto do dia passou num ápice. A dita cuja, atrevo-me a dizer que ficou uma delícia, os piquenos gostaram. Modéstia is my middle name!
Eu fiz uma boa quantidade de carne estufada para congelar metade, rentabilizar o tempo e a energia.

Jardineira de carne

Ingredientes

  • 500g Carne de vaca
  • 1 cenoura
  • 2 tomates maduros pelados
  • Uma chávena de ervilhas
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 4 batatas em cubos
  • 2 dl água
  • 1 ramo de Salsa fresca
  • Azeite q.b.
Preparação

Cortar a carne em bocados pequenos.
Picar a cebola e o alho, colocar num tacho com um pouco de azeite e deixar amaciar. Adicionar a carne e saltear um pouco. Adicionar a cenoura aos bocadinhos, o tomate partido em cubos, a salsa e a água. Deixar estufar. Quando a carne estiver a ficar macia adicionar as ervilhas e as batatas aos cubos. Rectificar os temperos e deixar cozer as batatas. Adicionar um pouco mais de água se necessário. Se tiver muita calda destapar a panela para evaporar e o molho ficar mais espesso. Servir com tostas ou pão torrado. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário