Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Arroz como nunca o viram

O arroz doce é a minha sobremesa favorita. Mas não é qualquer arroz doce, é o da minha mãe. Melhor do que o dela era o da minha avó, sua mãe. Aliás ela não só fazia o melhor arroz doce como os melhores cocos do universo, isto fez-me lembrar a Páscoa mas não é disso de que se fala.
Estava eu a dizer que arroz doce da minha mãe é um verdadeiro manjar dos deuses, e como estamos em modo Natal, nada melhor que a bela da receita para testar por estes dias e repetir na consoada!

Arroz doce da minha mãe

Ingredientes
  • 1 chávena de chá de arroz carolino de boa qualidade
  • 1250ml leite meio gordo
  • Casca de limão
  • 4 gemas de ovo (uso classe L)
  • Água q.b.
  • Açúcar a gosto
  • Canela em pó
Preparação

Ferver o leite.
Colocar o arroz numa panela, adicionar as cascas de limão e um pouco de água. Levar ao lume médio e deixar o arroz absorver a água mexendo sempre.
Adicionar o leite aos poucos, deixar fervilhar mexendo com frequência para não pegar. O lume deve ser médio. Adicione o leite aos poucos até o arroz estar cozido. 
Retire as cascas de limão. 
Adicione o açúcar e mexa bem. Deixe ferver um pouco para o arroz absorver o açúcar. 
À parte bata as gemas muito bem com um garfo.
Retire o arroz do lume, adicione um pouco do arroz na tigela das gemas e mexa de imediato para não cozer as gemas. Verta a mistura sobre o restante arroz e mexa bem para uniformizar.
Verta para uma travessa e deixe arrefecer.
Antes de servir polvilhe com canela em pó, eu uso canela da janota que para além de ser uma marca portuguesa é para mim a melhor, tem um aroma e sabor intenso. 

Nota: Na hora de escolher o arroz e em caso de dúvida eu uso o Saludães, corre sempre bem. Agora estou a usar o arroz carolino da marca Auchan e também é bastante bom, também já usei o do pingo doce e tudo bem na mesma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário