Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mais vale tarde ...

A sexta feira quase no fim e ainda não coloquei uma receita para o fim de semana. Como é que é possível? Não me esqueci, foi a falta de tempo. Hoje foi um dia complicado. Para além da enorme quantidade de coisas que tinha para fazer hoje ainda por cima foi a festa de Natal do infantário dos rebentos. E como é habitual tenho sempre que levar uma sobremesa para o lanche partilhado no fim da festa. Foi uma correria. E como nunca compro uma sobremesa tive que fazer um bolito para levar. O bolo foi o de requeijão mas desta vez dei-lhe um ar mais adequado à ocasião e cobri-o com glacê verde e açúcar. Até que ficou engraçado e colorido, quanto a isso não restam dúvidas.


Agora a receita para o fim de semana. É óptima acompanhado de um gelado de nata ou de baunilha, assim bem simples e delicioso.

Crumble de maçã

Ingredientes

o   6 maçãs reinetas
o   nozes q.b.
o   1 c. sopa de açúcar amarelo
o   1 c. sopa de canela
o   2 chávenas de farinha (mal cheias)
o   2/3 chávena de açúcar (usei somente metade)
o   100gr de manteiga

Preparação

Cortar as maçãs aos cubos e espalhar uma colher de sopa de açúcar amarelo e outra de canela, misturar as nozes e reservar. Numa taça misturar com a ponta dos dedos a farinha, o açúcar e a manteiga até obter um granulado fino. Untar um prato de ir ao forno com manteiga, colocar as maçãs e espalhar a mistura da farinha adicionando por cima mais uns bocadinhos de manteiga. Eu costumo substituir 2/3 da farinha por corn flakes partidos na hora, fica mais estaladiça. Levar ao forno a 180ºC durante meia hora.
Servir quente ou morno.

Sem comentários:

Enviar um comentário