Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Noz para mim, para nós

Esta semana coloquei mais uma vela para soprar no meu bolo de aniversário. Ainda não cheguei a metade do percurso, mas uma de cada vez e sempre.
Apesar de ser a aniversariante fui moi même que tratei do meu bolo. Este ano apeteceu-me de noz, e lembrei-me de uma cobertura de ovos que a minha mãe fez há muitos anos para o bolo de aniversário do meu avô. Ainda lhe sinto o sabor. Nunca mais voltou a fazê-la, nunca houve outra igual. 
Quando eu era pequenina, a mãe fazia bolos de três andares cobertos com açúcar glacê e decorados com bolas prateadas. Eu não usei açúcar glacê mas doce de ovos, não fiz bolo de três andares mas de apenas um e ficou de comer e chorar por mais.
Só fiz metade do creme de ovos e só deu para cobrir o topo, fui sumítica. Fica óptimo se o bolo também for recheado, ui se fica. O bolo estava tão bom que não consegui tirar uma foto dele cortado. Hoje já nem migalhas há.

Bolo de nozes



Ingredientes
  • 3 ovos
  • 2 Chávenas de chá de açúcar
  • 1/2 Chávena de chá de margarina
  • 2 Chávenas de farinha
  • 1 colher sobremesa de fermento em pó
  • 1 Chávena de chá de nozes picadas
  • 200g de iogurte natural
Preparação

Pré aquecer o forno a 180ºC.
Untar e enfarinhar uma forma com 25cm de diâmetro.
Bater as claras em castelo bem firme.
À parte, bater as gemas com o açúcar e a margarina até obter um creme fofo.
Juntar a farinha peneirada com o fermento e as nozes e misturar bem.
Juntar o iogurte e misturar para homogeneizar.
Adicionar as claras em castelo e envolver cuidadosamente.
Verter a massa na forma e vai ao forno 30 a 35 minutos.
Não deixar cozer demasiado pois senão fica muito seco.

Creme de ovos

Ingredientes
  • 8 gemas
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 8 colheres de sopa de água
Preparação

Misturar todos os ingredientes até que fique um preparado homogéneo.
Levar a lume brando, mexendo constantemente até que engrosse. O creeme não deve nunca ferver, se necessário ir pondo e retirando do lume mexendo constantemente. O creme está na consistência certa quando ao mexer, começar a fazer estrada no fundo do tacho.
Retirar do lume e mexer até arrefecer. 
Cobrir com película aderente, sem que haja ar entre a película e o creme e refrigerar

Sem comentários:

Enviar um comentário