Este blogue não adoPta o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pequenos cozinheiros em acção

Era um feriado chuvoso e triste. A princesa tinha a veia culinária em ebulição e queria fazer um doce, «... e que tal umas bolachinhas?».
Até que era boa ideia, vamos ver o que há. Pois é, penúria, nem um ovo para amostra. Mas eis que se fez luz. Eu e o meu pequeno príncipe fizemos há uns anos atrás, num dia igualmente frio e chuvoso como este primeiro de Novembro, uns biscoitos de nata e, se não me falha a memória eram bem bons. 
Para além de serem fáceis de fazer, não levam ovos e os pequenos cozinheiros podem literalmente colocar as mãos na massa. Os sucessivos testes de qualidade a que a massa é sujeita são garantia de um produto de primeira. Ficaram muito bons. 
Tão bons que uma das fornadas, seguiu a pequena cozinheira para a escola no dia seguinte. Só sei que a caixa dos biscoitos voltou vazia.

Biscoitos de nata


Ingredientes

o   1 pacote de nata, 200ml
o   1 colher de sopa cheia de açúcar
o   colher de sopa) de manteiga sem sal
o   colher de sopa) rasa de fermento em pó
o   3 chávenas de chá de farinha de trigo
o   ½ colher de chá de sal
o   açúcar cristal para envolver os biscoitos

Preparação

Misture bem a nata, a manteiga, o sal, o açúcar e o fermento. Usamos nata mimosa com 10% de gordura.
Junte a farinha aos poucos, amassando sempre até formar uma massa bem fofa, que não agarre nas mãos. Enrole os biscoitos no formato desejado, passe no açúcar cristal e coloque em uma forma untada com manteiga ou forrada com papel vegetal. Nós fizemos pequenas bolas que achatamos ligeiramente.
Coza em forno moderado por 30 minutos (ou até que estejam dourados).

Sem comentários:

Enviar um comentário